sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cinco milhões de euros para a cooperação transfronteiriça

Foi aprovado na cidade espanhola de Zamora um financiamento de cinco milhões de euros para investir em projectos que envolvam a cooperação transfronteiriça, a vitivinicultura e o empreendedorismo em geral. O montante será gerido pela Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), que neste momento é presidida pelo município de Miranda do Douro.

A AIMRD é uma associação hispano portuguesa sem fins lucrativos que representa todo o território do Douro desde a sua nascente em Duruelo da Sierra até à sua foz no Porto, constituída por 53 autarquias e câmaras municipais ribeirinhas de ambos os países, mais a Confederação Hidrográfica do Douro, organismo dependente do Ministério do Meio-ambiente espanhol.

A associação já participou em vários projectos europeus de diferentes conteúdos e agora vai gerir um novo pacote de cinco milhões de euros que, segundo Artur Nunes, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, vai envolver “várias regiões de Portugal e de Espanha, especialmente, virados para a cooperação transfronteiriça”.

Segundo o autarca, em declarações prestadas à Agência Lusa, o concelho de Miranda do Douro será "chefe de fila de um projeto virado para o empreendedorismo (You Shadowing), que terá uma verba atribuída de 1,2 milhões de euros”.

Actualmente estão aprovados dois projectos na área da vitivinicultura que envolvem Portugal, Espanha e a França.

"Agora, esperamos executar todas estas propostas aprovadas ao longo dos próximos anos. Miranda do Douro tem um papel de destaque na área do empreendedorismo para que se possa avançar com projetos nesta área", referiu Artur Nunes, citado pela Lusa. 

Em fase de aprovação está também o "Flumen Durius", um projecto que pretende promover e reforçar os recursos turísticos do Rio Douro. Esta é uma das apostas destinadas a proteger o património cultural e natural da região fronteiriça. A iniciativa envolve também a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Este projecto está à espera da aprovação dos fundos provenientes do Interreg no âmbito do Programa Operacional Espanha-Portugal de Cooperação Transfronteiriça (POCTEP). O objectivo principal é proteger e valorizar o património cultural e natural,  na medida em que estes recursos podem funcionar como uma alavancagem para o desenvolvimento económico da região de fronteira, de forma a gerar um crescimento sustentável através da cooperação transfronteiriça.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário