terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ZASNET apresentou na FITUR a Maior Reserva de Biosfera Transfronteiriça da Europa - a Meseta Ibérica

O vice-presidente segundo da Diputación Provincial de Zamora e deputado de Turismo, José Luis Prieto Calderón e a Diretora do ZASNET apresentaram no sábado, dia 23 a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, no stand do Organismo Autónomo de Parques Nacionais (OAPN) de Espanha, na Feira Internacional de Turismo (FITUR) que se celebrou de 21 a 24 de janeiro.

José Luis Prieto fez referência às possibilidades que oferece este espaço natural e que integra 2 países, Espanha e Portugal, cuja candidatura promovida através do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET, foi aprovada pela UNESCO, no passado dia 9 de junho de 2015. 

Neste sentido, destacou que a RBT Meseta Ibérica é a maior de toda Europa, ao estar formada por quatro grandes parques naturais: o Parque Natural de Montesinho, o Parque Internacional do Douro Superior, do lado português, o Parque Natural do Lago da Sanaria e o Parque Natural dos Arribes del Duero, pela parte espanhola.

A RBT conta com una extensão de 1.132.000 hectares, território no qual vivem cerca de 170.000 habitantes, repartidos em 87 municípios, que têm como objetivo comum unir esforços para valorizar os produtos e o turismo da zona, respeitando o ecossistema e o meio ambiente.

No final, os muitos participantes que aderiram a esta apresentação puderam degustar produtos representativos do território da Reserva da Biosfera como azeite, vinho, enchidos e pão das Terras Quente e Fria Transmontanas, vinhos do Parque Arribes del Douro, queijos, chouriço e azeite das Províncias de Zamora e Salamanca, entre outros.

Informação sobre a Reserva da Biosfera esteve também disponível no stand do Turismo Porto e Norte de Portugal.

O ZASNET AECT agradece a colaboração prestada pelo Turismo Porto e Norte de Portugal, pelo OAPN e pelos produtores que gentilmente cederam os seus produtos para esta mostra/degustação.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário