quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

“Rota dos Cerieiros” promove tradição ligada à cera na aldeia de Felgueiras

No próximo dia 31 de Janeiro tem lugar na aldeia de Felgueiras o percurso pedestre “Rota dos Cerieiros”.

A concentração está agendada para as 09h00 junto à Igreja Matriz, tendo o percurso 9 km de extensão, de dificuldade média e caracterizado pela tradição do fabrico da cera nesta aldeia.

Esta rota desenrola-se pelos caminhos usados antigamente nas lides comunitárias do povo de Felgueiras quer na produção de cera, na confeção de velas e círios ou para as eiras comunitárias onde a população ia malhar os cereais.

Destaque para os variados pontos de interesse dignos de admiração ao longo do percurso como a Igreja Matriz, a fonte, o Lagar Comunitário da Cera, o tanque da Couraceira, a casa do embaixador Armando Martins Janeira, a eira do meio, os palheiros, a ribeira de Santa Marinha, as ruínas dos moinhos, as silhas ou muros apiários, o ribeiro do Vale da Lousa e a capela de Nossa Senhora dos Prazeres.

As inscrições estão abertas até às 12h00 do dia 29 de Janeiro, na secção do desporto da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Loja Interativa de Turismo e União de Freguesias de Felgueiras e Maçores, sendo que a participação é gratuita.

A Rota dos Cerieiros é organizada pela União de Freguesias de Felgueiras e Maçores, com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo. 

NI-Luciana Raimundo
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário