sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Bragança acolheu primeiro Laboratório de Participação Pública, promovido pelo Ministério da Ciência

Depois de inaugurar a ESACT, o ministro da Ciência, Tecnologia e   Ensino Superior promoveu o primeiro Laboratório de Participação Pública intitulado «Nordeste Transmontano: uma região com conhecimento, ontem à noite no Teatro Municipal de Bragança.
Estes laboratórios vão percorrer todo o país, de forma a promover o debate entre investigadores e empresários e potenciar a apresentação de ideias inovadoras. Manuel Heitor frisou que é necessário valorizar o conhecimento para aproveitar as potencialidades da região, tendo para isso o Instituto Politécnico de Bragança um papel fundamental. “A ideia forte é pensar o nordeste transmontano com mais conhecimento, dando uma centralidade, certamente, ao Instituto Politécnico, à atividade de investigação e desenvolvimento que aqui se faz e que o desenvolvimento deia uma nova identidade ao conhecimento. A nossa aposta no conhecimento é único. 
Mais do que discutir a periferia ou o interior, temos que discutir as regiões com mais promoção. Hoje, ficou bem claro, que a confiança que as pessoas têm no conhecimento do Instituto Politécnico , no Centro Ciência Viva e a disponibilidade das pessoas de pensar em nordeste com mais conhecimento”, salientou.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fez um balanço positivo da iniciativa, acrescentando que agora o caminho é continuar este debate e potenciar algumas das ideias que forma apresentadas.“ Vamos prosseguir a este esforço com reuniões especificas em várias áreas. 
Foram identificados um conjunto de projectos e de ideias mobilizadoras. Eu penso que foi um grande sucesso, não só pelas pessoas que aqui vieram, como autarcas, investigadores, empresários, pessoas da administração pública e cidadãos que vieram aqui expor as suas ideias e discutir. Agora, temos que prosseguir passo a passo, com paciência e com muita insistência ”, acrescentou.
Já o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, considera essencial ouvir os cidadãos para promover o desenvolvimento da região e acredita que as conclusões deste debate podem vir a dar frutos futuramente.“Foram aqui identificadas algumas áreas que poderão ser consideradas prioritárias, ou áreas âncora que deverão ser trabalhadas num futuro próximo, de forma a que as politicas do futuro possam vir a apoiar projectos nestas áreas. Estou convencido que o conjunto de pessoas que aqui esteve, a forma como as pessoas aderiram a esta iniciativa, e também a vontade que se sente das próprias pessoas conseguirem transmitir aquilo que pensam que é melhor para o processo de envolvimento. Estou certo que poderá dar bons resultados, e que deverão ser aproveitados. Ninguém melhor do que aqueles que habitam os territórios, para perceber exactamente aquilo que é melhor para o seu desenvolvimento”, considera o autarca de Bragança. 
Bragança foi a cidade escolhida pelo Ministro da Ciência, tecnologia e Ensino Superior para iniciar os “Laboratórios de Participação Pública” que vão agora percorrer o país. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário