quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Transmontanos preferiam aterrar na Portela

O restabelecimento das ligações aéreas em Bragança deixou a população satisfeita, mas empresários e académicos que pensam usar o avião preferiam aterrar em Lisboa e não em Cascais.
Rui Manuel Ferreira - Global Imagens
Três anos depois os transmontanos saúdam o reinício dos voos. "Para nós empresários é excelente, apesar de considerar a plataforma anterior mais viável para nós pelo simples facto de que o avião aterrava na Portela e era muito mais fácil mas é melhor ter que não ter como é evidente", salienta Victor Carvalho, presidente da Associação Comercial de Bragança.

Os empresários eram os que mais utilizavam a carreira aérea. A empresa Aerovip diz que a ocupação rondaria os 10 mil passageiros ano. Agora, com a ida a Viseu e a Portimão a empresa espera aumentar esse número.

Do ponto de vista turístico, o retomar das ligações pode ser benéfico para algarvios e transmontanos, acrescenta Victor Carvalho. "Vai ser bom nos dois sentidos. É uma vantagem que nós transmontanos teremos e que os algarvios também irão ter".

No Instituto Politécnico de Bragança mora também uma grande parte dos utilizadores.

Gil Gonçalves, técnico do gabinete de Relações Internacionais, viaja frequentemente até Lisboa. Dia que aterrar na Portela seria melhor: "Para repor verdadeiramente a ligação como estava há três anos seria Lisboa e agora estamos a falar de Cascais, o que implica sempre uma deslocação que demorará sempre cerca de 40 minutos até ao centro de Lisboa. Não é propriamente a situação ideal mas é certamente muito melhor do que não haver qualquer opção".

De Bragança a Tires (Cascais) a viagem deverá demorar cerca de 01:40h. Quem quiser será transportado, sem custos, do aeródromo até ao Marquês de Pombal, no centro de Lisboa.

As ligações regulares serão retomadas às 07:30 de quarta-feira. O avião, de 18 lugares, levantará voo de Bragança chegará a Portimão às 10:05, depois de fazer escala em Vila Real, Viseu, Tires e Cascais.

A aeronave tem capacidade para 18 passageiros.

Uma viagem Bragança - Vila Real custará cerca de 32 euros.

O mesmo valor custa a ligação Vila Real - Viseu.

Bragança - Cascais (ida e volta) custa cerca de 140 euros.

Cascais - Portimão (ida e volta) ficará por perto de 105 euros.

No Inverno haverá uma viagem. No período de Verão, duas.

A carreira aérea está concessionada por três anos à Aerovip e o Estado garante à operadora 7,8 milhões de euros.

Afonso de Sousa
TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário