quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Teatro Municipal de Bragança promete "refrescar" a programação em 2016

O Teatro Municipal de Bragança quer apostar num novo tipo de programação, no próximo ano, aproximando-se do público mais jovem. Uma das mudanças é o facto deste ano o Teatro não fazer parte da organização do FAN, Festival de Ano Novo, que era co-organizado com o Teatro de Vila Real.
A directora do Teatro Municipal de Bragança, Helena Genésio, explica que após 10 anos de funcionamento, o Teatro de Bragança teve necessidade de refrescar a sua programação, de forma a surpreender o público. ”Havia necessidade de fazer algumas mexidas e transformar a nossa programação em algo mais dinâmico, dar-lhe um ar certo ar fresco, uma certa dinâmica e novidade. 
O FAN estava, nos últimos anos, a perder público. Em Bragança este festival estava a perder público porque se tornou numa coisa demasiado rotineira e a novidade já era muito pouca”, confessa a responsável. Helena Genésio salienta a importância de mater a diversidade na programação dos dois espaços culturais, mantendo, no entanto, algumas parcerias, como é o caso do “27, Festival Internacional de Teatro”. 
A directora do teatro sublinha ainda que o Teatro de Bragança tem apresentado novos festivais, exclusivos deste espaço cultural . “Bragança tem dois festivais que, por exemplo, Vila Real não tem. Um deles é o festival “Noites Frias, Vozes Quentes”, que acontece todas as quintas-feiras, há mais de 6 anos. 
Há também o festival ou, será mais um ciclo, que é o “Poetas ao Palco”, falado um pouco por todo o país. Há também o “Dança, Bragança, Dança”, que é um festival que acontece em Abril, pela segunda vez”, acrescenta Helena Genésio. 
No próximo mês de Janeiro, a programação do Teatro Municipal de Bragança, resulta, segundo a directora da vontade do público brigantino, que tem vindo a ser ouvido. 
A agenda fica marcada por uma diversidade de espectáculos, destacando-se os espectáculos ao sábado à tarde, espectáculos para bebés, espectáculos às quintas-feiras à noite, a pensar no publico universitário e espectáculos que vão decorrer durante os dias de semana, direccionados para o público escolar, desde o 2º ciclo, ao ensino secundário. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário