quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Se tirar o bolor, posso comer o resto?

É uma questão que inquieta ainda muitas pessoas e que o LiveScience consegue agora explicar.

Na presença de bolor na comida, surge a dúvida: como ou deito fora? Esta é uma questão comum que se resolve sempre com uma das duas opções, contudo, quem escolhe comer fica sempre com a sensação que não o devia ter feito.

Afinal, se tirar o bolor posso ou não comer o alimento? Segundo o LiveScience, o melhor é não avançar, até porque aquela mancha verde ou branca é apenas “a ponta do icebergue” do que já existe.

De acordo com os cientistas, a mancha que aparece no pão, na fruta, no queijo, nos enchidos, nas compotas e noutro qualquer alimento é apenas um sinal de que todo o interior já está contaminado com fungos, seja totalmente ou parcialmente.

De acordo com a especialista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Nadine Shaw, citada pelo The Mirror, “a maioria dos casos de bolor são inofensivos, mas alguns são perigosos” e, neste caso, mais vale prevenir do que remediar, uma vez que algum bolor pode ter ‘micotoxinas’, que causam reações alérgicas e problemas respiratórios.

Estas micotoxinas são comuns em alimentos como nozes, maçãs, grãos e no aipo. Por isso, o melhor é mesmo não comer estes alimentos mesmo depois de retirar o bolor.

Sem comentários:

Enviar um comentário