segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Rural Castanea pode vir a tornar-se numa feira agrícola

A Rural Castanea, em Vinhais, pode vir a transformar-se numa feira agrícola mais abrangente, abarcando outros produtos, para além da castanha. Uma vontade expressa pelo autarca local, Américo Pereira, durante a décima edição do certame.
“Esta é uma feira de Outono. A feira do fumeiro é mais temática mas esta, pelo ponto de vista dos produtos que estão expostos, penso que justificaria que avançasse para uma feira agrícola. Este ano já ensaiámos com mais um pavilhão, dedicado à castanha, à floresta e ao mel, com uma exposição de animais…penso que o caminho será transformar esta feira numa verdadeira feira agrícola, já no próximo ano”, revelou o autarca. Por enquanto, a castanha é a rainha da feira. E este ano os produtores tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre a cultura do castanheiro num pavilhão dedicado à produção da castanha. 
O presidente da Arborea, Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana, uma das entidades envolvidas na organização do certame faz um balanço positivo da utilização do pavilhão. “Acho que haver um espaço específico dedicado ao castanheiro, ao conhecimento, à inovação e à investigação, é sempre um espaço atraente. Cada vez mais as pessoas querem ir a estas feiras e encontrar lá alguém que possa dar informação sobre estas questões”, constata Abel Pereira. 
Presença assídua na Rural Castanea é já o “magustão” do “Tio João”, da Rádio Brigantia. Este ano, a tarde de animação do “Tio João” contou com um concurso inédito “Os Comilões de castanhas”. O vencedor foi Rui Gonçalves, de 40 anos, natural de Nunes, com concelho de Vinhais. Em apenas um minuto conseguiu comer 16 castanhas, com casca e tudo. “As castanhas estavam saborosas mas a casca é que estava um pouco dura”, referiu o participante. 
A décima edição da Rural Castanea contou com a presença de cerca de 30 mil pessoas que puderam participar em várias actividades culturais e desportivas aliadas ao conhecimento agrícola e à degustação de produtos regionais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário