sábado, 26 de setembro de 2015

“O Saco das Nozes” em itinerância pelo concelho de Vila Flor

A peça de teatro “O Saco das Nozes”, uma divertida comédia de A.M. Pires Cabral, encenada pela Filandorra - Companhia de Teatro do Nordeste, continua a percorrer o concelho de Vila Flor. Domingo, dia 27, o teatro visita a aldeia de Assares pelas 17h30, para um fim de tarde que promete ser bastante divertido.

No mês de Outubro a peça vai animar as aldeias do Nabo e Vilas Boas. No Nabo será dia 18 pelas 15h30 e, em Vilas Boas no dia 25 à mesma hora.

A organização está ao cargo da Câmara Municipal de Vila Flor, da União de Freguesias de Assares e Lodões e da União de Freguesias de Vila Flor e Nabo.

O saco das nozes é uma proposta algo diferente e original na dramaturgia portuguesa, em matéria de teatro de temática popular. Respeitando a cultura popular baseia-se em várias histórias da tradição oral, desenvolvidas por forma a imbricarem umas nas outras, dando como resultado uma história coerente e hilariante, embora naturalmente fantasiosa.

A história central parte do pressuposto de que as mulheres devem ser submissas aos maridos, com base em certas passagens da Bíblia. No entanto, a evolução dos acontecimentos em cena mostra-nos o contrário… Numa aldeia imaginária, onde os homens andam ao jeito da mulher, o Padre promete um saco cheio de nozes ao homem que provar ser ele a dar vozes de comando em casa. O único candidato é Matias, homem muito ralhão e que trata a mulher de mau modo. No dia em que se apresenta em casa do Padre para receber as nozes, foge-lhe a língua para a verdade e as nozes acabam por ir parar às mãos de um bispo ardiloso… 

Esta obra de A.M. Pires Cabral, editada em 1982, é agora apresentada ao público em Vila Flor, numa produção da Companhia Profissional a Filandorra – Teatro do Nordeste.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário