segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Convento de São Filipe de Néry encheu para receber Portocello

Atuou no passado fim-de-semana na Igreja do Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada à Cinta, o quarteto de violoncelos Portocello. Com quase 15 anos de existência o quarteto de músicos deu vida ao monumento marcante da vila de Freixo, e a audiência presente foi expressiva que se rendeu ao som penetrante deste instrumento.

O conjunto de peças tocadas pelo quarteto de violoncelistas foi também diversificado terminando de forma curiosa com um arranjo de uma música do grupo de Rock “Metallica” com o nome “Nothing else matters”. 

O festival “Oito mãos, monumentos com música dentro” vem percorrendo desde Setembro a região de Trás os Montes e Alto Douro e já vai na sua terceira edição. O objetivo deste evento é precisamente como o seu nome transmite, “dar vida” a monumentos históricos das várias regiões transmontanas e do Alto Douro, aliando a riqueza cultural à música que a pluralidade de instrumentos proporciona. 

As regiões por onde passa este “evento original e único” são Torre de Moncorvo, Penedono, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Vila Real, Tabuaço, Vila Pouca de Aguiar e Mesão Frio. 

A diversidade de instrumentos também é uma característica deste festival que inclui harpas, instrumentos de percussão (como marimba), violoncelos, guitarras e vários instrumentos de sopro como saxofones, flauta transversal entre outros. Com isto, o festival pretende com o total de oito concertos, percorrer estas regiões apresentando a multiculturalidade de sons que reúne, nos monumentos representativos de cada região. 

O festival que vai já na sua terceira edição teve início dia 13 de Setembro na Igreja Matriz de Barcos em Tabuaço com um concerto de harpas e terminará no dia 31 de Outubro no Castelo de Aguiar em Vila Pouca de Aguiar ao som de um quarteto de flautas transversais. 

NI CM de Freixo de Espada à Cinta (Joana Vargas)

Sem comentários:

Enviar um comentário