sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Autarca de Carrazeda reclama plano de regadio para o planalto de Ansiães

O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães reclama um plano de regadio para o planalto de Ansiães.
José Luís Correia entende que os produtores devem ter um papel activo e associar-se, mas exige às autoridades, nomeadamente ao Ministério da Agricultura, a concretização de um projecto que evite problemas de rega como o que este ano se faz sentir devido à falta de chuva.
“Espero que não haja dois ou mais anos de seca seguidos, porque, nesse caso, temos uma situação drástica para os produtores. Tenho alertado os responsáveis para a necessidade de fazer um plano de regadio para o planalto de Ansiães”. Preocupações demonstradas numa altura em que arranca a Feira da Maçã, Vinho e Azeite. 
Outra das dificuldades encontrada pelos produtores do concelho, em particular os de maçã, tem a ver com a conservação e comercialização do fruto. 
O autarca espera que este certame ajude a abrir portas no sentido de melhorar esses aspectos de negócio no sector. “O crescimento da plantação das pomóideas, que se tem registado nos últimos anos, não tem sido acompanhado pela questão do frio, cuja rede querem ampliar. 
Este ano, eventualmente, os produtores vão deparar-se com esse problema da conservação, porque é um ano excelente de produção de maçã, são mais de 600 hectares de pomares que podem produzir 40 toneladas por hectare”, refere o autarca. O presidente do município acredita que o evento tem contribuído já para a aumentar o negócio dos produtores. 
A XX edição da feira da Maçã, Vinho e Azeite arranca esta sexta-feira e estende-se até domingo. 
Os produtos agrícolas mais importantes na economia de Carrazeda de Ansiães vão estar em destaque, sendo mais um factor potenciador do turismo no concelho. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário