segunda-feira, 29 de junho de 2015

Produtos regionais transmontanos promovidos no Luxemburgo, em Moçambique e no Canadá

Os produtos regionais transmontanos vão ser promovidos no Luxemburgo, em Moçambique e no Canadá, através da marca “Terras Altas de Portugal”.
O projecto, que começou em 2013, identificou produtos com potencial de exportação para estes países, nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu. 
Envolve associações empresariais dos quatro distritos, incluindo o NERBA, em Bragança, onde, na passada sexta-feira, foi formalmente constituída uma rede de cooperação entre os produtores regionais e empresários, jornalistas e dirigentes associativos oriundos dos mercados alvo deste projecto. Sérgio Gonçalves, consultor do projecto “Internacionalização das Terras Altas de Portugal” sublinha que os parceiros internacionais mostraram um grande interesse em alguns produtos transmontanos. 
“O azeite e o queijo são dois produtos que estão a ter uma boa aceitação, por exemplo por parte do Canadá. Estes países mostraram também um grande interesse na castanha congelada”, revela o responsável. 
Alexandre Franco, director do jornal Milenium Stadium, no Canadá, não tem dúvidas que estes produtos têm um grande potencial para serem exportados para este país. “Estou certo que o meio milhão de portugueses que reside em Toronto, vai gostar de conhecer todos estes produtos. Espero que possamos promovê-los, de forma a que se possam exportar porque realmente são produtos que valem a pena”, considera. Já os produtores mostraram-se entusiasmados com a possibilidade de internacionalizar os seu produtos. 
É o caso de Fernando Pais, da empresa Rural Futuro que produz queijo de ovelha e cabra em Mogadouro. O empresário revela que a empresa está em crescimento e acredita que a exportação pode ser uma boa saída. “Há pouco poder de compra e acho que o futuro terá de passar pela internacionalização. 
Estamos a fazer um investimento na ordem dos 2 milhões e 500 mil euros e vamos ter uma quantidade razoável para produzir. Fazemos recolha de leite em 7 concelhos, num total de cerca de 90 produtores”, revela o empresário. 
A rede de parceiros envolvidos na marca “Terras Altas de Portugal” foi oficialmente constituída na passada sexta-feira, no Nerba-Associação Empresarial do distrito de Bragança. 
cogumelo

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário