sábado, 27 de junho de 2015

Onda de calor coloca localidades do distrito de Bragança acima dos 40 graus

Uma vaga de calor está atravessar o país e deverá afectar com maior intensidade o nordeste transmontano, a partir deste fim-de-semana, prevendo-se temperaturas acima dos 40 graus, em algumas localidades.
Gif de calorA próxima terça-feira é o dia em que se esperam as temperaturas mais elevadas. 
Mirandela será a cidade mais do distrito de Bragança, com 44 graus, já no domingo prevê-se que chegue aos 41 e amanhã aos 40 graus. Segue-se Freixo de Espada à Cinta, Alfandega da fé e Torre de Moncorvo que devem atingir os 40 graus. No Domingo prevê-se uma temperatura máxima de 38 graus para Alfandega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. Macedo de Cavaleiros e Vila Flor deverão chegar aos 37 graus. Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso devem ter temperaturas de 36 graus, Bragança e Carrazeda de Ansiães 35 e Vinhais não deverá ultrapassar os 34 graus.
O comandante distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional para a protecção civil alerta para os cuidados a ter, de forma a evitar a deflagração de incêndios. “É expectável um tempo quente e seco, com permanência de condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais. 
A Autoridade Nacional de protecção Civil recorda e reforça que, de acordo com a legislação em vigor, nos locais onde o risco de incêndio é elevado, não é permitido a realização de queimadas ou fogueiras, a utilização de equipamentos de queima e combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, queimar matos, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem”, frisa o comandante do CDOS. Noel Afonso deixa ainda conselhos à população, essenciais para enfrentar este período com temperaturas elevadas. 
“É também possível a afectação de grupos populacionais mais vulneráveis como os idosos e crianças e doentes do foro cardio – respiratório. Recomenda-se a adopção de medidas de autoprotecção como beber água com regularidade ou sumos de fruta naturais sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar, evitar a exposição ao sol nas horas de mais calor e evitar fazer muito esforço físico, devido às temperaturas elevadas”, adverte Noel Afonso. 
A vaga de calor vai permanecer durante a próxima semana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário