segunda-feira, 29 de junho de 2015

Feira do Pão atraiu mais de 1500 pessoas a Samil

Mais de 1500 pessoas passaram ontem pela segunda edição da feira do pão, em Samil, no concelho de Bragança.
A Junta de Freguesia faz um balanço positivo desta edição que apostou num cartaz diversificado com actividades desportivas, culturais e de animação musical, incluindo um passeio BTT nocturno, de cariz solidário, que permitiu angariar cerca de 50 quilos bens alimentares que vão ser distribuídos a uma IPSS da freguesia. 
O presidente da autarquia local, Telmo Malhão, salienta que o pão é um produto tradicional da freguesia e que espera que seja cada vez mais uma imagem de marca desta localidade. “Samil chegou a ter três moinhos movidos a água. 
É uma aldeia com muita tradição na moagem. Nessa época predominavam as famílias numerosas que faziam o pão para consumo próprio. Neste momento, queremos reviver esses tempos e vender o produto genuíno, ou seja, o pão fabricado de forma tradicional”, frisa o autarca. 
Os habitantes de Samil garantem que a feira é um sucesso, não só para vender pão mas também outros produtos da terra. “Esta feira fazia falta para a gente escoar os produtos e ganhar algum dinheiro”, referiu a habitante da aldeia Olinda Celas. 
Já Maria Portela não tem dúvidas de que o pão de Samil é único. “O pão de Samil é diferente por ser no forno a lenha e talvez da forma como se colocam as mãos a amassar. Aprendi com a minha mãe e com a minha avó”, conta Maria Portela. 

paoA feira do pão decorreu ontem em Samil e terminou com dois seminários sobre os novos desafios da agricultura no âmbito do PDR 2020 e a problemática da vespa do castanheiro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário