quinta-feira, 25 de junho de 2015

Exposição “Máscara Ibérica e Máscara em Portugal” a partir de 27 de Junho

Miranda do Douro recebe a Exposição “Máscara Ibérica e Máscara em Portugal”, de 27 de Junho a 31 de Agosto.
As exposições serão distribuídas por três equipamentos culturais situados na zona histórica de Miranda do Douro, e funcionarão em rede com duas outras exposições da “Mascara Ibérica” localizadas em Lamego e Mogadouro, sendo necessário a visita ao conjunto das exposições para se poder ter uma informação global sobre os rituais da Máscara na Península Ibérica e em particular no nosso País.

Em Miranda do Douro, podemos visitar um núcleo exposicional na Biblioteca Municipal, onde vão estar presentes as máscaras de Miranda do Douro, Vinhais, Entrudos do Centro de Portugal e das regiões das Astúrias e Cantábria em Espanha.

Na Casa da Música e na Casa da Cultura, vão estar imagens das festas portuguesas, originais de uma exposição que já representou Portugal em vários continentes como a exposição mundial de 2005 em Aichi – Japão, as comemorações da chegada da família real a cidade da Bahia – Brasil ou o campeonato Europeu de Futebol realizado na Suíça.

As exposições vão estar patentes até final de Agosto e são compostas por uma selecção de imagens, recolhidas nas mais variadas festas da Península Ibérica, e tem como objectivo ilustrar o Homem por trás da Máscara. As exposições exibem ainda máscaras e trajes originais portuguesas, predominantemente oriundas do Nordeste Transmontano.

Recorde-se que a exposição “Mascara Ibérica” integra o projecto homónimo que tem como objectivo o estudo e a valorização das festas dos rituais da máscara em toda a Península Ibérica, um trabalho de pesquisa e investigação iniciado em 2006, que em 2016 se traduz na publicação do terceiro volume do livro “Máscara Ibérica”.

O “Máscara Ibérica” é da responsabilidade da Progestur e tem o apoio de vários municípios tais como Miranda do Douro, Mira, Mogadouro, Lamego, Siero (Espanha) e de entidades como o INATEL, contando ainda com a colaboração próxima de organismos culturais e académicos nacionais e espanhóis.

Sem comentários:

Enviar um comentário