quarta-feira, 24 de junho de 2015

ACISB promove formação para desempregados na área da contabilidade

A Associação Comercial Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) tem uma nova formação a pensar nos desempregados. A formação na área da contabilidade tem 25 vagas e vai atribuir uma bolsa de 2 mil euros a cada formando.
Esta oferta formativa surge no âmbito do programa “Medida Ativa”, que tem como parceiros o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que por sua vez, envolve as associações comerciais e empresariais que representa. 
O presidente do IEFP, Jorge Gaspar acredita que a área da contabilidade é adequada à realidade de Bragança, perspectivando oportunidades de emprego para os formandos. “Esta área de contabilidade, resulta de um trabalho articulado entre o IEFP e esta associação em Bragança, percebendo que, do ponto de vista da empregabilidade, é uma área de suporte às micro e pequenas empresas que, seguramente terá a potencialidade de criar emprego no distrito”, considera o responsável. No ano, passado houve outra formação no âmbito deste protocolo, na área da hotelaria e restauração. 
Esta formação está prestes a terminar, não sendo ainda possível calcular uma taxa de empregabilidade. Jorge Gaspar sublinha, no entanto, que este tipo de acções influenciam o percurso profissional dos formandos a médio e longo prazo. “O IEFP mede melhor a empregabilidade deste tipo de acções num prazo de seis a nove meses, após a conclusão da formação. Isto permite-nos ver, não só a empregabilidade directa, ou seja ficarem na empresa onde fizeram formação em contexto de trabalho, mas também a empregabilidade indirecta, isto é, poderem celebrar contratos de trabalho com outras empresas”. 
caixaJá o presidente da ACISB, Vítor Carvalho, garante que a maioria dos formandos vai ter emprego. “Desistiram alguns formandos mas mais de metade dos 19 que ficaram, vai ficar empregada e outros vão dedicar-se aos próprios projectos” , revela. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário