quinta-feira, 28 de maio de 2015

Bragança quer substituir contadores da água por aparelhos inteligentes

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, anunciou hoje que vai candidatar a verbas do novo quadro comunitário de apoio financiamento para substituir os contadores da água por aparelhos inteligentes.
aguaO propósito é mudar os cerca de 25 mil contadores existentes no concelho. Porém, o projeto estará limitado à disponibilidade de financiamento, como explicou hoje o autarca, que dará prioridade à parte urbana se não conseguir a globalidade das verbas, cujo valor ainda não tem quantificado.

Hernâni Dias apontou as vantagens dos contadores inteligentes que passariam a fazer as leituras da água de forma automática, sem necessidade de o munícipe o fazer ou os recursos humanos da autarquia como acontece atualmente.

O autarca defendeu também que com estes aparelhos "alguns erros de leitura deixariam de acontecer".

Este é um dos projetos que o município de Bragança pretende candidatar ao quadro 2020, assim como a substituição da frota de 24 autocarros que asseguram os transportes públicos no concelho de Bragança.

O valor do investimento está já quantificado e serão necessários 1,8 milhões de euros para financiar a aquisição de veículos a energia elétrica ou biodiesel.

A Câmara de Bragança foi uma das quatro que no país aderiu há alguns anos a um projeto-piloto de aquisição de pequenos autocarros elétricos para circularem em zonas de mais difícil acesso como os centros históricos.

Os veículos deram problemas, como contou hoje o autarca, e atualmente estão todos parados porque é impossível garantir o seu funcionamento por falta de assistência.

"Daí a necessidade de ir à procura de outro tipo de viaturas que satisfaçam ao nível do transporte, mas também as exigências atuais ao nível das baixas emissões de carbono", acrescentou.

Outro projeto enquadrado na aposta da sustentabilidade ambiental, mas que vai já ser concretizado é a substituição de 1.200 luminárias na cidade por tecnologia LED, num investimento de 500 mil euros.

As soluções de eficiência que a autarquia tem procurado já valeram algumas distinções como o prémio atribuído ao novo edifício dos Paços do Concelho e serão também o motivo de um estudo nacional ter colocado Bragança entre as quatro cidades portuguesas mais inteligentes.

O autarca vincou que "não significa que tenha de ter associado tudo que é tecnologia, mas outro tipo de situações e que podem ir desde a mobilidade, facilitação de serviços aos cidadãos, na parte da governança".

Além do prémio eficiência atribuído ao edifício da Câmara, Hernâni Dias apontou outros exemplos como o sistema de pagamento de estacionamento através de telemóvel de Bragança, que é o mais utilizado do país, ou documentos que são acessíveis ao cidadão e serviços que pode tratar via Internet.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário