quinta-feira, 28 de maio de 2015

Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibéria poderá ser reconhecida pela UNESCO

A Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica poderá ser reconhecida pela Unesco como reserva já em Junho. A decisão quanto à candidatura apresentada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação ZASNET vai ser conhecida no próximo mês.
Um comité da UNESCO prepara-se para visitar o território em breve. A inspecção antecede a decisão final prevista para a segunda semana de Junho, como adiantou a directora do ZASNET, Margarida Rodrigues. “Será em Junho que será declarada ou não reserva da biosfera. 
A candidatura já foi analisada pelo comité científico pelo comité científico da UNESCO, que deu um parecer favorável à candidatura. Agora vai ser analisado pelo comité internacional do programa (MAB) Man and the Biosphere Programme que será antecedida por uma visita ao território da Reserva da Biosfera”, avançou a responsável.São mais de um milhão de hectares que incluem os territórios do Nordeste Transmontano, Salamanca e Zamora. Com a classificação, a Meseta Ibérica pode tornar-se a maior reserva de Biosfera da Europa. 
Margarida Rodrigues espera que seja possível obter mais financiamento comunitário se a candidatura for aprovada. “Neste momento, com a candidatura à reserva da biosfera poderá haver várias linhas de financiamento no próximo quadro comunitário”, afirma.
O título de Reserva da Biosfera é um carimbo de qualidade conferido pela UNESCO a um determinado território pela preservação da biodiversidade, da natureza e do próprio património cultural e natural. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário