segunda-feira, 27 de abril de 2015

Assaltantes violentos ficaram em prisão preventiva

Ficaram em prisão preventiva os cinco suspeitos de fazerem parte de uma rede que roubava e extorquía idosos nos distritos de Bragança e Vila Real.
O Tribunal de Valpaços determinou este sábado a medida de coação mais grave para os presumíveis autores de assaltos realizados com recurso a violência. De acordo com a Polícia Judiciária as vítimas eram ainda ameaçadas e extorquidas. Um dos assaltantes era de Parada, concelho de Bragança. 
A população continua incrédula com a ligação ao grupo de criminosos do homem com cerca de 40 anos natural da freguesia, mas que residia em Chaves. 
Depois de conhecidos os métodos usados pelo grupo criminoso desmantelado na passada sexta-feira, acredita-se que pelo menos um dos assaltos, ocorridos nos últimos tempos, poderá ter sido levado a cabo pelo grupo organizado. Trata-se da casa de Benjamim de 70 anos, que não quer falar sobre o caso. 
Mas de acordo com a população da aldeia, o homem, ex-emigrante em França, foi ameaçado com uma arma por dois indivíduos encapuçados. Um vizinho, que prefere não ser identificado com medo de represálias, conta que o homem vinha também a ser chantageado por telefone. “Foi por volta das 21h30. Ele disse-me que um fiou à entrada e outro entrou-lhe em casa. 
Levaram ouro, telemóveis e 1200 euros em dinheiro, tudo o que apanharam. Ele teve lhos entregar senão davam-lhe um tiro”, adianta.
O habitante de Parada acredita que os crimes estão relacionados. “Nós começámos a desconfiar quando pegaram fogo ao sítio onde guardava a lenha. E estavam todos os dias a ameaçar o homem, sempre a telefonar-lhe. Queriam 5 mil euros ou rebentavam-lhe a casa”, conta ainda. 
Este é apenas um dos casos dos que constituem uma vaga de assaltos que começou há mais de um mês e se tem registado em várias aldeias do sul do concelho. Em Parada, quatro habitações foram visitadas pelos amigos do alheio.
A casa de Domingos Lopes também foi assaltada, há 3 semanas. Mas o homem de 79 anos acredita que os casos não estão relacionados. “Acho que não são os mesmos. A minha casa vieram durante o dia, eu tinha saído. Forçaram a janela com um ferro e entraram”. 
Esta vaga de assaltos em Parada e aldeias vizinhas tem inquietado a população. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário