terça-feira, 31 de março de 2015

Vida de D. Manuel António Pires reunida em livro

A vida do missionário D. Manuel António Pires, natural de Vila Boa, no concelho Vinhais, está agora perpetuada em livro.
A obra foi apresentada durante as comemorações do centenário do nascimento do antigo bispo da diocese de Silva Porto, em Angola, que decorreram na passada sexta-feira, na sua terra natal. 
Luís Vale, o autor do livro, explica que apesar do protagonismo que este transmontano teve, a humildade foi uma das características que marcou a vida do missionário. “Durante o século XX, D. Manuel teve bastante protagonismo, apesar da sua humildade. Vestia-se e comportava-se como um simples sacerdote, não fazia grande proa da sua profissão ou do seu privilégio episcopal”, sublinha Luís Vale. Uma investigação exaustiva que contou com o apoio de algumas instituições religiosas. 
Luís Vale lamenta, no entanto, que se tenha perdido alguma informação sobre a vida de D.Manuel António Pires.“A informação que consegui reunir não é homogénea. Há períodos em que consegui reunir muita informação, mas há outros em que lhe perco o rasto, não sabendo o que andou a fazer ou o que escreveu. Tudo aquilo que consegui reunir, está no livro, mas tenho a sensação que haveria muito mais por dizer. Há, com certeza, muita informação perdida, no sentido que não se conseguiu reunir”, constata o autor. 
“D. Manuel António Pires, história de vida de um missonário 1915-2015” é o título do livro que reúne os factos que Luís Vale apurou sobre os 84 anos de vida deste missionário. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário