sexta-feira, 27 de março de 2015

PSD e CDS-PP defendem municipalização do matadouro de Vinhais

As Comissões Políticas do PSD e do CDS-PP de Vinhais defendem a municipalização do matadouro.
As forças políticas da oposição ao executivo municipal, do PS, denunciam que existem dívidas aos fornecedores e aos próprios colaboradores do Matadouro de Vinhais, alguns deles têm já quatro meses de salários em atraso. 
O presidente da Concelhia do PSD de Vinhais, Carlos Almendra, acredita que só com a internalização é possível salvar esta infra-estrutura. “Estamos a falar de vencimentos em atraso, dívidas a entidades públicas e a fornecedores, que colocam na prática esta empresa praticamente na falência técnica. 
Consideramos que por a empresa ser estratégica para o concelho e o concelho se orgulhar ser a capital do fumeiro há necessidade de manter esta infra-estrutura empresarial. A solução para nós passará por uma internalização dos serviços por parte do município, ou seja uma municipalização à semelhança do que aconteceu no matadouro de Bragança”, realça o social-democrata. 
Carlos Almendra diz ainda que não entende que o autarca de Vinhais tenha dito há três anos que o matadouro tinha uma situação financeira estável e que agora diga que a situação é preocupante. “Temos aqui uma certa perplexidade em relação a esta situação, na medida que em Fevereiro de 2012 foi dito publicamente pelo actual presidente de Câmara que a empresa era um sucesso e que apesar da crise estava sem qualquer tipo de dificuldades financeiras. Para agora no final do ano passado em Assembleia Geral o mesmo presidente relativamente à mesma empresa vir dizer que estava numa situação muito preocupante em que as dívidas desde a sua origem tinham sido sempre superiores às receitas. Aliás, não se percebe que Américo Pereira seja há 10 anos presidente da Câmara Municipal de Vinhais e se esta situação se mantém ao longo destes anos todos que não tenham ainda tomado medidas relativamente a isto”, salienta Carlos Almendra. Contactado pela Brigantia, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais assegura que o município já iniciou há muito o processo tendo em vista a municipalização do Matadouro. Américo Pereira diz que se trata de aproveitamento político. “Essa proposta é parecida com a proposta de que depois da chuva deve vir o sol. Foi a Câmara Municipal que levou esse assunto à reunião de Câmara e que está a tratá-lo devidamente. Provavelmente, por motivos politiqueiros, agora as Comissões Políticas em causa queiram fazer um aproveitamento político da questão. 
Naturalmente este assunto está a ser tratado pela Câmara há muito tempo com seriedade, com rigor, e portanto vai conduzir as coisas da melhor maneira”, afirma o edil. 
O PSD e CDS-PP a propor a municipalização do Matadouro de Vinhais. 
O presidente da Câmara, do PS, diz que esse processo já foi iniciado pelo município.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário