segunda-feira, 30 de março de 2015

Memória Paroquial de Carviçais - 1758

"Um aviso de 18 de Janeiro de 1758 do Secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, fazia remeter, através dos principais prelados, e para todos os párocos do reino, os interrogatórios sobre as paróquias e povoações pedindo as suas descrições geográficas, demográficas, históricas, económicas, e administrativas, para além da questão dos estragos provocados pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755. As respostas deveriam ser remetidas à Secretaria de Estado dos Negócios do Reino. As respostas ao inquérito terão sido levadas para a Casa de Nossa Senhora das Necessidades, em Lisboa, da Congregação do Oratório, para serem trabalhadas pelo Padre Luís Cardoso (?-1769)."
O interrogatório à povoação de Carviçais ficou a cargo do Abade João Domingos Espinhosa, comissário do Santo Ofício, abade de Santa Maria de Mós, com residência em Carviçais, o qual foi redactor da Memória de Carviçais (Moncorvo), a qual aqui se apresenta uma transcrição(3):

Notícias que se alcançaram nesta terra de Carviçais
João Domingos Espinhosa comissário do Santo Ofício Abade de Santa Maria de Mós e sua anexas com residência nesta da Carviçais no termo de Mós, certifico em como informando-me com as pessoas que me pareceram mais noticiosas sobre o que se pretende saber de ___ e que contém o interrogatório incluso e pertencente a este lugar, delas alcancei umas outras que ___são as seguintes. Fica este lugar ___ na Província de Trás-os-Montes, Arcebispado Primaz de Braga, Comarca da Torre de Moncorvo, termo da Vila da Mós e é freguesia independente de outra antes, dela dependem alguns moradores que vivem em quintas onde guardam os seus gados, distantes algumas da freguesia uma légua, outras, mais, outras menos, os quais vêm todos á missa nos dias de preceito Matriz onde se desobrigam. E de Donatário, é de presente o __António de Sampaio, Fidalgo de Vila Flôr, o cujo pertence cobrar os foros que se lhe pagam. Tem 260 fogos, e há vizinhos pessoas maiores 730, e menores 130. Está situada em campina da qual se descobrem a povoação de Meirinhos que dista duas léguas, a Vila de Mogadouro quatro, Valverde duas e meia, Figueira quatro, a Vila de Alfandega da Fé quatro, ____seis e também se descobrem sete bispados, Miranda, Lamego, Viseu, Guarda, e o de Braga onde está situada, todos deste Reino, e do de Castela, Salamanca e Cidade Rodrigo, cujas distancias não achei com clareza. É do termo da Vila de Mós e não compreende aldeia alguma. Como dito fica no terceiro interrogatório e satisfazendo ___ fica desta a Paróquia dentro e no meio do lugar. O seu Orago é o de Nossa Senhora da Assumpção em 15 de Agosto. Tem cinco altares, como vem a saber, o maior da desta Senhora, e Santíssimo Sacramento, o da Senhora do Rosário, no qual está também o de São Sebastião, o das Almas, o de Santo António e o de São Bartolomeu onde estão também São Crisóstomo, no maior está também Santo Agostinho fazendo correspondência à de Santo Onofre e Senhora da Assumpção está em ___do mesmo altar e por cima do tabernáculo o menino Deus, e no lado direito ao andor da capela maior está Santa Luzia____ fazendo correspondência a Santa Maria Madalena fica fica em outro no lado esquerdo. Todos os referidos altares bem decorados que ser a Igreja faustosa, que tem 4 naves e _____ com vidraças e bem ___ de sepulturas que no tempo presente é das mais luzidas desta comarca. Tem duas irmandades, uma das Almas e outra da Senhora do Rosário.
O pároco presente é o abade de Mós, por ser sua anexa e ter licença do senhor ordinário a sua creação foi de Cura anual. Por tempos teve vigário ad nutume interpoladamente apresentado pelos ___ de Mós e o de presente tem sua para coadjuvar e quando tomou posse do Beneficio que veio logo a residir e___ a Igreja achou-a com encomendação de ____ por ter sido o último pároco vigário ad nutum apresentado pelo último Abade de Santa Maria de Mós e de todos os que alcançaram o tal Benefício que é do Padroado Real(2) vem a ser a apresentação desta Igreja cujo direito sempre conservaram e dos mais anexos, como é da do Souto da Velha e da do Felgar, onde sempre os antecessores do Abade presente residiram e apresentaram Curas anuais na Igreja Matriz de Mós Cabeça da Abadia, e o mesmo se observa de presente:Terá de renda uns anos por outros de cinquenta até sessenta mil réis"
Não tem beneficiados Conventos nem Hospital. Porém «tem Casa de Misericórdia, consta somente de 12 irmãos, 1 dos quais serve de Provedor que à sua conta faz todos os gastos no dia dos Santos Passos no quarto Domingo da Quaresma para os quais tem todas as imagens notáveis e se costuma fazer com todo o primor e silêncio. A renda que tem não excede a quantia de 8.000 réis em cada ano e a dita casa está situada no meio do lugar."
Tem duas ermidas. Uma do Divino Espírito Santo onde se faz o Sermão do Calvário, e outra da Santa Bárbara. Ambas estão fora, mas perto do lugar. Sítios de onde se descobrem, os bispados, vilas e lugares, referidos no quarto interrogatório. Porém não acede a eles, imagem alguma.
Os frutos que em maior abundância se colhem é pão e castanhas. Porém de azeite e vinho medianamente. 
«Tem 1 juiz ordinário que vai fazer audiência na semana à vila de Mós e o desta a faz na outra nas Sextas Feiras de cada uma, vereadores todos os anos assim deste lugar (Carviçais) como da vila que fazem câmara com o procurador do concelho, o qual é ora da vila, ora de Carviçais, conforme a eleição que se faz de 3 em 3 anos", pelo corregedor da Torre, da qual antigamente faziam os mesmos moradores com assistência do ouvidor de Vila Flor, posto pelo Senhor da mesma vila."
Há noticia de ter morrido na Vila da Freixo de Espada à Cinta um homem que fora moleiro e natural deste lugar, no qual se diz está o seu corpo inteiro, cujo nome não pude alcançar, somente que se chamava Alonso por alcunha de Tretas. Sabia o Padre Serafim Luís Salgado, que foi pregador de nome, depois de ter estado na Congregação da referida Vila e hoje se acha Abade de Espinhosela no Bispado de Miranda, porém por armas não consta. Vide in fine
Serve-se do correio da Torre de onde dista duas léguas. Porém como o de Miranda passa por este lugar___ as tras e leva as cartas por mercê(?) a quem o quer fazer.
Dista de Braga trinta léguas, e de Lisboa sessenta e oito.
"Tem o privilégio de lavrarem e semearem montados chamados maninhos(1) sem pagarem renda alguma mais do que a dizima a Deus." Coisas dignas de memória, o de se fabricar ferro bravo, e por outro nome çatico sem para isso ser necessário aos fabricadores comprar a pedra de que se faz, por se achar no Cabeço da Mua, nem cêpa para o carvão e há duas fábricas dele.
Também saiu desta terra por Letras, e assiste na Cidade de Coimbra onde é opositor a cadeiras Manuel António Sobral doutor de capelo na Faculdade de Medicina. Veja-se o interrogatório décimo-oitavo, em cujo lugar se havia de por esta última notícia.
Estas são as notícias que achei pertencentes somente a este lugar, as quais vão sem breve alguma na forma que se pediram e assinadas pelos mesmos que as deram.

Carviçais, 6 de Abril de 1758
Abade João Domingos Espinhosa
Manuel Gonçalves Branco

ESPINHOSA (1758) - ESPINHOSA, Abade João Domingos, “Carviçais”, in: Dicionário Geográfico, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, vol. 9, nº. 181, pp. 1143-1146, 1758.04.01. 

(1) terreno aberto e improdutivo ou que só produz mato e plantas silvestres, charneca, descampado. sem proprietário, pertencente a logradouro público

(2) sobre o padroado http://www.aatt.org/site/index.php?op=Nucleo&id=192

(3) A transcrição não obedece a qualquer critério cientifico, nem respeitas as regras de paleografia. É tão só um mero exercício de paixão pela história da povoação, e não pretende ser mais do que uma simples achega à curiosidade de quem tenha pouca paciência para a caligrafia do senhor Abade. As pontuações e alguns parágrafos são recreação do autor da transcrição, numa ténue tentativa de dar mais sentido a algumas frases, as quais não têm qualquer pontuação.

in:morgados.com.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário