segunda-feira, 30 de março de 2015

Feiras dedicadas ao folar superam expectativas

Este fim-de-semana, foram muitos os transmontanos já adquiriram folar, a pensar na Páscoa. A Feira do Folar de Valpaços realizou-se pela 17ª vez.
Os expositores garantem que a qualidade do produto se reflecte nas vendas e a organizou superou as expectativas. 
O presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, acredita que esta foi a melhor feira sempre. “Pela primeira vez, sábado conseguimos esgotar em alguns stands. Foi um sucesso. Eu diria que foi a melhor feira que algum dia se realizou no concelho de Valpaços e continuo a querer acreditar que é a maior feira gastronómica de toda a região Norte”, sublinha.
Presente na abertura do certame, o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Leal da Costa, enalteceu o impacto económico da iniciativa e a qualidade dos produtos em destaque “para a economia local e nacional”. 
Em Izeda a feira do folar, promoveu este ano, pela primeira vez, o azeite regional. O certame, que se realiza na Escola Básica da vila, tem vindo a crescer em número de expositores, no entanto, o presidente da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Fernandes, reclama construção de um pavilhão multiusos, de forma a ampliar a feira. “Houve expositores que foram recusados por falta de espaço. Na tenda exterior este ano tivemos de colocar muitos expositores nesta tenda, o que quer dizer que o pavilhão que temos disponível não é suficiente. É uma reivindicação que fazemos para que Izeda possa vir a ter um pavilhão de maiores dimensões que permita albergar esta feira e ajudá-la a crescer”, refere o responsável autárquico.
Uma ideia que não é totalmente posta de parte pelo presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, que sublinha que esse terá de ser um projecto ponderado e que dependerá da disponibilidade de fundos comunitários. “É necessário perceber se há esse crescimento que obrigue a que haja outro tipo de condições”, frisa o autarca. 
Na Feira de Izeda foram vendidos cerca de 4500 quilos de folar. Já na Feira de Valpaços venderam-se cerca de 50 toneladas deste produto, no fim-de-semana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário