sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Passeio Pedestre explora antigos processos de produção de cal

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé, contínua a promover, mensalmente, passeios pedestres com o objetivo de divulgar a história, património e cultura do concelho ao mesmo tempo que estimula a prática de estilos de vida saudáveis e diversifica a oferta turística existente.

Vai ser assim no dia 28 de fevereiro, com o passeio a fazer-se pelo Trilho do Forno da Cal. Um percurso que se inicia em Gebelim, em pleno coração da Serra de Bornes e que tem como principal atração um antigo forno de produção de cal. Desativado desde a década de 50 do séc. XX, este forno assumiu-se com um local importante na produção de cal e fonte de rendimento para os habitantes da freguesia de Gebelim. 

Facto curioso é a existência de calcário a cerca de 1000m de altitude. Esta e outras curiosidades podem ser satisfeitas durante o passeio do próximo sábado, que se assume também como uma visita guiada, que vai dar a conhecer a história deste forno, mas também dos locais que os participantes vão percorrer ao longo dos 5kms do percurso. Trata-se dum percurso denominado de Pequena Rota (PR), circular e de dificuldade fácil. 

O ponto de encontro para partir à descoberta deste Trilho é, como habitualmente, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. A concentração está agendada para as 09.00h. 

Recorde-se que Alfândega da Fé tem, atualmente, 9 percursos pedestres, marcados e sinalizados de acordo com as diretrizes internacionais. Esta rede Municipal de Percursos Pedestres veio responder à procura crescente deste tipo de ofertas, quer pelos turistas, quer pelos locais. A isto junta-se a organização de passeios, muitas das veze temáticos, promovidas pela Câmara Municipal. Iniciativas que têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos e que permitem dar a conhecer o território junto dos visitantes, mas também dos Alfandeguenses. 

Sónia Lavrador

Sem comentários:

Enviar um comentário