quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vereadores do PS criticam logomarca apresentada pelo Município de Bragança

Os vereadores do PS na Câmara de Bragança insurgem-se contra a logomarca apresentada recentemente pelo Município. Os socialistas André Novo e Vítor Prada Pereira apresentaram o seu descontentamento ao executivo do PSD, na última reunião de Câmara, esta segunda-feira.
O vereador André Novo defende que devia ter sido criado um concurso de ideias para envolver a comunidade brigantina. “As empresas, as escolas, os criativos, a comunidade do concelho de Bragança não foi tida nem achada na escolha deste logotipo, tendo sido adjudicado sem concurso a uma empresa de Viana do Castelo.
 Mais uma vez as pessoas de Bragança são preteridas. Mas mais do que votarmos contra apresentámos a proposta para que a escolha do logotipo fosse sujeita a um concurso de ideias e que pudesse ser escolhido pelos brigantinos, assim é que a comunidade tinha sido verdadeiramente envolvida”, sustenta o socialista. 
André Novo critica ainda a alteração radical do logotipo anterior do município e denuncia a sua semelhança com o de outros municípios do País. “Não vamos embarcar em definir se o logotipo é bonito ou é feito. Nós essa avaliação não fazemos. O que está em causa é ter-se alterado de forma radical o logotipo anterior, deixou-se cair a domus municipalis, ao castelo apenas é feita uma referencias e as cores da cidade, o azul e o amarelo desapareceram completamente. Já para não falar que este logotipo apresenta semelhanças gritantes com outros, sendo que o mais flagrante é o da Junta de Freguesia de Castelo Branco”, acrescenta André Novo. 
Os vereadores do PS na Câmara de Bragança já tinham votado contra o ajuste directo da concepção gráfica do novo logotipo da Câmara de Bragança, em Junho do ano passado. Já na reunião de Câmara do passado dia 12, os vereadores socialistas viram chumbada mais uma proposta. Desta vez a atribuição da Medalha Brasão de Ouro do Município aos ex-autarcas José Luís Pinheiro e Luís Mina. 
André Novo rejeita fazer comparações com outras homenagens feitas pelo executivo PSD, mas entende que o trabalho feito pelos ex-presidentes de Câmara justificava esta distinção. “Nós não queremos comparar esta homenagem que nós estamos a propor com outras homenagens, nós reconhecemos que tanto o engenheiro José Luís Pinheiro, como o Dr. Luís Mina mereciam esta homenagem. 
Foram os dois presidentes da Câmara de Bragança noutros tempos com menos recursos dos que existem actualmente, numa época em que os apoios comunitários eram escassos ou quase inexistentes e foram os dois determinantes para construir a cidade e o concelho conforme existem hoje”, argumenta André Novo.
 O executivo liderado pelo PSD a chumbar mais uma proposta apresentada pelos vereadores do PS. Desta vez a atribuição da medalha brasão de ouro do município aos ex-autarcas José Luís Pinheiro e Luís Mina. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário