terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Projeto de recuperação e de musealização da Casa de Miguel Torga será apresentado no próximo dia 31 de janeiro

O projeto de recuperação e de musealização da Casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, será apresentado no próximo dia 31 de janeiro, pelas 16 horas, no Espaço e Casa Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa.

A cerimónia será, igualmente, aproveitada para a apresentação da reedição do roteiro "Viajar com...Miguel Torga". 

Doada à Direção Regional de Cultura do Norte em julho do ano passado, por Clara Crabbé Rocha, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa e filha de Miguel Torga, o edifício será alvo de uma intervenção de adaptação visando transformar o espaço numa Casa-Museu do escritor. 

O projeto será apresentado formalmente a 31 de janeiro, no mesmo mês em que se assinalam 20 anos sobre a morte de Torga, falecido a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra. 

Visando a criação de um circuito de visita dentro da casa, serão criadas condições de acolhimento e de receção aos visitantes, assim como será organizado um percurso de visita que facilitará a circulação e a apreensão dos conteúdos. 

O edifício é uma pequena casa térrea, com jardim e pomar, na qual Miguel Torga e a família passavam férias de Natal, de Páscoa e de Verão, e na qual o poeta escreveu tantos dos seus poemas, contos e páginas de diário. 

Na intervenção a realizar serão conservadas algumas divisões na sua forma e decoração originais, e outras serão convertidas em espaços expositivos sobre a vida e obra do autor de Bichos, com materiais e documentos originais também cedidos para o efeito pela Professora Clara Crabbé Rocha. 

Para além da apresentação do projeto de recuperação e musealização da Casa, será também promovido o lançamento da reedição do livro "Viajar com...Miguel Torga", um roteiro que permite aos turistas visitar a região, guiando-se pelos lugares que inspiraram o escritor, desde o largo do Eirô, a capela de Nossa Senhora da Azinheira, o santuário rupestre de Panóias, os miradouros de São Leonardo da Galafura ou de São Salvador do Mundo. 

Este livro integra um conjunto de Roteiros Literários, dedicados aos autores portugueses que tiveram uma relação privilegiada com o Norte de Portugal. Propõem-se ao leitor dois desafios: viajar pelo norte de Portugal guiado pela mão experiente e mágica dos nossos escritores e, simultaneamente, viajar por dentro dos caminhos da literatura, descobrindo as paisagens, as cores, os sons que inspiraram as páginas que eles nos deixaram e, também, as ações e as gentes que deram corpo às personagens e heróis que criaram para nós e que hoje fazem parte do nosso imaginário coletivo e da nossa identidade enquanto povo. 

No âmbito desta iniciativa, foram já editados 16 roteiros, dedicados, a título de exemplo, a Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Trindade Coelho ou Guerra Junqueiro. 

Recorde-se que, em setembro último, a Direção Regional de Cultura do Norte promoveu a reedição do roteiro «Viajar com…José Régio».

NI - DRCN (Felicidade Ramos)

Sem comentários:

Enviar um comentário