sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ossadas humanas descobertas em obra em Mirandela

Foram descobertas ossadas humanas  nas obras de um edifício na rua da república em Mirandela. Segundo os investigadores no local, poderá tratar-se de um antigo cemitério, da época medieval.
De acordo com o José Gomes, o arqueólogo responsável pelos trabalhos, até ao momento foram descobertos sete esqueletos inteiros, um número que poderá aumentar com o decorrer da investigação.
“Ao que tudo indica é uma necrópole medieval, dado o número de enterramentos do posicionamento direitinho deles”, confirmou à Brigantia o arqueólogo José Gomes. 
Já foram descobertos vários esqueletos completos, mas o número total de corpos poderá ser maior. “Até agora, inteiros foram encontrados sete, mas tem muitos mais. Agora temos de escavar tudo até à rocha não posso dizer o número exacto dos que ainda podem estar ali, mas tudo indica que ainda podem ser bastantes. Não havia conhecimento nenhum do que aqui havia. 
Cemitérios sempre houve localizados, mas não há registo de nenhum cemitério aqui, não há nada documentado”, revela o investigador. A descoberta insólita e inesperada aconteceu já no início de Dezembro, quando se iniciaram as sondagens arqueológicas necessárias, já que o edifício em obras está situado numa zona histórica, nomeadamente na zona de protecção da Ponte Velha. 
Os trabalhos alargaram-se para escavação, após terem sido encontrados os primeiros três enterramentos. 
No local está neste momento uma equipa constituída por um arqueólogo, uma antropóloga e dois técnicos. É a eles que cabe fazer os estudos iniciais, que estão sob a alçada da direcção-geral do património cultural. Junto aos corpos foram também encontrados outros objectos, como moedas, que poderão ajudar a datar a necrópole. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário