quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Nuno Crato garante que a Escola Secundária de Mirandela vai sofrer obras

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, garantiu ontem, em Bragança, que está a negociar com a Câmara Municipal de Mirandela uma solução para a escola Secundária, para que seja remodelada no âmbito do novo quadro comunitário.
Os alunos desta escola queixam-se das más condições e do frio, devido à caixilharia das janelas que não retém o calor do sistema de aquecimento, tendo já ameaçado levar o caso ao tribunal europeu. 
Questionado pelos jornalistas sobre este assunto, Nuno Crato, não fixou prazos para a resolução do problema mas garantiu que as obras vão avançar. “Temos um acordo com o senhor presidente da Câmara de Mirandela. 
No próximo quadro comunitário haverá fundos que serão adaptados a diversas escolas e haverá uma candidatura que a escola fará a esses fundos. A Câmara está a trabalhar connosco no sentido de ter um projecto, não superambicioso, de custos exorbitantes , mas de custos apropriados”, avançou o ministro. 
Quanto à Escola Secundária de Vinhais, que se encontra em situação idêntica, o que motivou uma manifestação dos alunos na semana passada, o ministro não deixou uma resposta concreta e recusando-se a responder a mais questões. Disse apenas que gostaria que muitas escolas do país fossem intervencionadas mas que não é possível devido à dívida herdada pelo anterior governo. “Nós gostaríamos muito de ter as condições financeiras para reabilitar todas as escolas, infelizmente herdámos uma dívida enorme e estamos, novo quadro comunitário, a mobilizar os recursos necessários para a reabilitação passo a passo das escolas”, argumenta Nuno Crato. Declarações à margem das comemorações do Dia do Instituto Politécnico de Bragança que decorreram ontem. 
Durante a cerimónia Nuno Crato elogiou a capacidade do IPB em atrair estudantes estrangeiros, que este ano representam cerca de 15% do número total de alunos.
O ministro da Educação salienta a importância dos novos cursos técnicos profissionais, com a duração de dois anos, na dinamização dos institutos politécnicos. “Os cursos técnicos superiores profissionais são uma oferta nova, que já este ano teve um primeiro sucesso e vai ter muito mais sucesso no ano que vem. Temos, neste momento, mais de 400 candidaturas para abertura destes cursos, o que significa que vamos ter muitos estudantes interessados neste tipo de formação, que é uma forma de alargamento do público dos politécnicos”, considera o ministro da educação e ciência. 
No Instituto Politécnico de Bragança, estes cursos vão entrar em funcionamento no próximo ano lectivo. O IPB propôs a abertura de 31 cursos técnicos profissionais, dos quais dois já foram aprovados. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário