quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Exposição de Fotografia “Sensibilidades” | Obra de Eduardo Teixeira Pinto na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

Sensibilidades é uma exposição que reúne 38 fotografias a preto e branco da autoria de Eduardo Teixeira pinto. São retratos dos anos 50, 60 e 70 do século passado que nos dão a conhecer o olhar do artista sobre o quotidiano, ou seja, as suas sensibilidades.
A exposição que se assume também como uma homenagem póstuma à obra e ao artista vai estar patente na galeria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, Alfândega da Fé, de 3 a 28 de fevereiro. Trata-se de uma mostra itinerante que desde 2011 tem vindo a percorrer vários espaços culturais do país. Fruto também da vontade da vontade da Família que devido ao valor incalculável do espólio deixado por Eduardo Teixeira Pinto quis partilhá-lo, promovendo a realização de 3 exposições itinerantes na qual se integra a “Sensibilidades”. 

Recorde-se que o fotógrafo faleceu em janeiro de 2009. Nascido em Amarante, em 1933, começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. 

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX, tendo obtido inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional, com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente, desde Agosto de 2011, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário