quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Está a ser desenvolvido o “Roteiro para a Empregabilidade”

O Instituto Português da Juventude está a desenvolver uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança de forma a criar um “Roteiro para a Empregabilidade”.

O director Norte do IPDJ explica que o objectivo é envolver empresas, associações juvenis e instituições de ensino neste projecto, de forma a ajudar os jovens desempregados a encontrar oportunidades de trabalho ou estágio.

“Vamos tentar criar oportunidades em conjunto com outras instituições nomeadamente o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o próprio setor empresarial, as associações juvenis, as organizações de solidariedade social e as empresas, no sentido de criarmos oportunidades para que estes jovens tenham ou estagio, ou tenham uma oportunidade de trabalho.”

Manuel Barros afirma que o desemprego de jovens qualificados é uma preocupação para o governo.

Além do “Roteiro para a empregabilidade”, estão a ser promovidas outras medidas de combate ao desemprego, como é o caso da “Garantia Jovem”.

“A medida Garantia Jovem é um conjunto de programas que existem e outros que vão ser criados para promover precisamente oportunidades para jovens que estejam desempregados, jovens que já não estejam no sistema de formação ou no sistema de educação. Aqueles que devem retornar ao sistema de formação e de educação assim serão incentivados a fazê-lo, os outros vamos tentar criar oportunidades em conjunto para que estes jovens tenham ou estagio, ou tenham uma oportunidade de trabalho.”

O presidente da Associação Académica do IPB, uma das entidades envolvidas no roteiro, acredita que este projecto possa vir a fixar jovens estudantes no distrito de Bragança.

Ricardo Pinto lamenta que muitos jovens que escolhem o IPB para estudar se vejam obrigados a regressar à sua terra natal devido ao desemprego.

 Além de ajudar a encontrar oportunidades de emprego, o “Roteiro para a Empregabilidade” promete incentivar os jovens a criar o próprio emprego.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário