segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Tradição da Mesa de Santo Estevão volta a cumprir-se em S.Pedro dos Sarracenos

Em S. Pedro dos Sarracenos, no concelho de Bragança, a população reuniu-se à volta da Mesa de Santo Estevão. Uma tradição que se perde no tempo e onde não pode faltar o bacalhau e batatas cozidas.
Alfredo Fernandes, da organização da Mesa de Santo Estevão explica que a iniciativa envolve o esforço de toda a população.Para organizar a festa, a aldeia é dividida em quatro bairros, cujos moradores se empenham para que não falte nada à mesa. “Divide-se a povoação e cada ano organiza um grupo. Reúne-se quase tudo, é uma tradição bonita, assim mesmo deve ser o maior convívio que a povoação tem”, explica o membro da organização. 
Este ano foram confecionados mais de 100 quilos de bacalhau, e cerca de 120 quilos batatas, regadas com azeite. A acompanhar não pode faltar o tradicional pão de trigo e o vinho tinto. Originalmente, só os homens tinham lugar à mesa. 
Rosa Morais, habitante de São Pedro de Sarracenos, foi a primeira mulher a sentar-se à Mesa de Santo Estevão há quarenta anos e desde aí nunca mais faltou:. “Eu e uma colega minha pensámos que se um ano fosse uma ou outra mulher a moda pegava. E fomos pela primeira vez à Mesa de Santo Estevão”, conta a habitante da aldeia. 
Este ano reuniram-se à mesa cerca de 160 habitantes da aldeia que trouxeram ainda dezenas de convidados. A tradição foi-se adaptando. A reunião passou a ser feita no fim-de-semana, para o maior número de pessoas poder estar presente. Outrora a mesa era posta ao ar livre no centro da aldeia, uma tradição que foi também adaptada aos novos tempos. Agora, e para evitar que o tempo pregue partidas, o almoço decorre no salão de festas da casa paroquial, inaugurado em 2013. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário