sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Na vila de Guerra Junqueiro

Freixo de Espada à Cinta é uma vila simpática, acolhedora, aprazível. Aqui o visitante poder-se-á deixar contagiar por um ambiente antigo, de burburinhos e vida que são vertidos nas ruas à medida que se avança pelo interior do casco histórico. Aqui respira-se história em cada rua, em cada viela, em cada porta entreaberta, em cada janela decorada com cortinas de renda.

 Freixo é, antes de mais, um destino de paz, um destino onde nos podemos confrontar com a plenitude uma natureza que acolhe o homem de forma harmoniosa. O rio, as vinhas, os olivais, os laranjais matizam uma paisagem calma, mas simultaneamente agreste. As arribas onde as águias nidificam são uma das grandes atracções do Parque Natural do Douro Internacional, no qual o concelho se inclui quase na sua totalidade. Mas a par da águia, vive também o grifo, o abutre do Egipto, o abutre negro, a garça ou a cegonha preta. No total estima-se que mais 230 espécies de vertebrados habitem nestes ecossistemas de montanha e beira-rio. No Parque Natural estão actualmente contabilizados 20 habitats naturais de interesse comunitário.

Depois há sempre a majestade de um paisagem poderosa, avassaladora, que poderá ser contemplada de quatro miradouros. Para aqueles que gostam de caminhar há ainda a Calçada de Alpajares, um percurso pedonal que geralmente se torna inesquecível para quem o realiza.

Mas na vila que viu nascer Guerra Junqueiro, o visitante tem motivos mais do que suficientes para passar um qualquer dia ou uma qualquer tarde. Antes de mais aconselha-se um passeio cadenciado e calmo pelas ruas e vielas do Centro Histórico. Aprecie aqui as particularidades da arquitectura tradicional e algumas janelas manuelinas que marcam as fachadas das casas mais antigas.

No largo central a atracção é a igreja matriz, um edifício que reflecte com muita expressividade o designado estilo manuelino. A construção deste templo foi iniciada no reinado de D. Manuel I, inicio do séc. XVI, embora a sua conclusão apenas tivesse sido operada em meados do século seguinte, já no reinado de D. João IV. Com uma estrutura sólida, o seu interior revela uma vasta abóbada nervada que cobre um conjunto de três naves paralelas. Os seus portais apresentam uma plástica tipicamente manuelina, onde predominam os elementos vegetalistas e as colunas torsas e singelas. No interior podem ainda ser contempladas obras do famoso pintor grão -Vasco.

Depois de uma demorada visita à igreja matriz, também denominada de S. Miguel, há ainda tempo para descobrir um pouco da história do território concelhio no Museu da Casa da Cadeia.

Imperdível será com toda a certeza uma visita à casa da família do escritor e poeta Guerra Junqueiro. “Este museu nasceu da vontade de um grupo de freixenistas interessados no desenvolvimento cultural da sua terra. Em 1998 aperceberam-se que tinham em mãos o espaço e o material necessários para constituir um pólo museológico que poderia valorizar o património cultural de Freixo de Espada à Cinta. Meteram mãos à obra e o Museu abriu as portas ao público a 8 de Julho de 2001”.

Para terminar aconselha-se uma visita ao Centro de Artesanato. Aqui o bicho da seda é rei e o visitante tem a oportunidade de entrar em contacto com uma vasto e variado conjunto de artefactos e técnicas relacionadas com a industria manufactureira da seda, de que Freixo de Espada à Cinta foi um dos mais importantes centros produtores da região nordestina.

O que visitar:
Parque Natural do Douro Internacional
Igreja Matriz (Igreja de S. Miguel)
Torre Heptagonal
Pelourinho
Igreja da Misericórdia
Convento de S. Filipe de Nery
Cruzeiro
Janelas Manuelinas
Museu do território (Casa da Cadeia)
Casa de Guerra Junqueiro
Centro de Artesanato

Onde Ficar:
Moradias do Douro Internacional
Praia Fluvial da Congida
5180-112 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279653018

Hospedaria Fatibel
Av. do Emigrante
5180-103 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279658090
Fax: 279652268

Hospedaria Cinta d'Ouro
Av. Guerra Junqueiro
5180-104 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279652550

Casa do Conselheiro
Rua das moreirinhas
5180-142 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279653439

Quinta da Ferradosa
Turismo Rural
Lugar da Ferradosa
5180 Freixo de Espada à Cinta
Telef: 279653293/937653293

Onde Comer:
Restaurante A Cabana
Restaurante Bom Retiro
Restaurante Cinta d'Ouro
Restaurante Etc
Restaurante Fonte Luminosa
Restaurante Quinta da Barca
Restaurante Soeiro Meireles

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário