segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Castro Vicente recria tradição da matança do porco na I Feira do Porco Bísaro

A tradição da matança do porco foi recriada este sábado na aldeia de Castro Vicente, no concelho de Mogadouro. A primeira edição da Feira do Porco Bísaro aliou a venda de produtos regionais à recriação desta actividade, que já poucos mantêm.
Os habitantes de Castro Vicente recordam os tempos em que a matança do porco envolvia praticamente todas as famílias da aldeia. Um dia em que, a par da preparação das carnes, havia tempo para aliar a gastronomia ao convívio. 
Se os homens tratavam dos trabalhos mais pesados, as mulheres dedicavam-se à lavagem das tripas e à cozinha, como recorda a habitante da aldeia, Regina Alfândega. “As mulheres tratavam do almoço e à tarde lavavam as tripas e bebiam vinho doce. Fazia-se refogado do porco e arroz de couve acompanhado de presunto e salpicão. Era uma tradição muito bonita. Isto faz falta para promover o convívio entre os habitantes da aldeia”, refere a habitante de Castro Vicente. 
A tradição da matança do porco é mantida essencialmente pelos habitantes mais velhos da aldeia, uma vez que a maioria dos jovens saiu de Castro Vicente em busca de oportunidades de emprego. 
É o caso de Ricardo Aleixo, de 32 anos, que refere que os jovens estão cada vez mais interessados em regressar às suas origens e reavivar este tipo de tradições, que muitos recordam da sua infância.” Tem-se vindo a verificar que cada vez mais as pessoas regressam às suas origens, não só por necessidade mas também pela vontade de reviver estes eventos regionais”, constata o jovem. 
O presidente da Junta de Freguesia de Freguesia de Castro Vicente, António Aleixo, explica que esta feira se inspirou na recuperação de uma tradição da aldeia e na exploração de porco bísaro com cerca de 600 animais desta raça, que desde 2010 está instalada na localidade. “A ideia da feira do porco bísaro surgiu porque temos aqui uma exploração desta raça e porque eu tinha a intenção de fazer uma feira na aldeia. Ainda há muita gente que faz a matança do porco mas já não é como antigamente. Nós queremos fazer tudo como antigamente, por isso até temos a fogueira e os potes para cozinhar ao lume”, salienta o autarca. 
A I Feira de Porco Bísaro de Castro Vicente contou com a presença de dez expositores locais e além da recriação da matança do porco, recriou também o tradicional mata-bicho, que substituía o pequeno-almoço e era composto por figos secos, enchidos e aguardente. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário