quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vinho aliado à caça, pesca e castanha

A venda de vinho a copo é uma das novidades apresentadas este ano pela organização da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que abre as portas esta quinta-feira e decorre até domingo, em Bragança.
O vinho ganha pela primeira vez um espaço de destaque neste certame, que promove os principais produtos da região.
O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, confessa que a introdução deste novo produto no certame é uma forma de inovar. “É sempre necessário inovar um bocadinho. 
A verdade é que o vinho vai muito bem com a caça e vai muito bem com a castanha, o que significa que podemos fazer aqui uma junção de produtos que nos permita ter aqui um casamento interessante e ao mesmo tempo darmos a oportunidade para que vinhos de Trás-os-Montes possam entrar neste certame”, realça o presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Este ano, a gastronomia ganha também uma dinâmica diferente, com os concorrentes do Masterchef da TVI a darem dicas aos visitantes. Hernâni Dias assegura que o programa da feira é diversificado. “Vão ajudar e ensinar as pessoas a cozinhar”, assegura Hernâni Dias. A pesca e a caça são produtos importantes para a economia local. 
O autarca de Bragança realça que a castanha “é o produto de excelência” e tem um impacto económico maior, tendo em conta o volume de negócios que gera. “Os últimos dados que nós temos apontam para um movimento de 50 milhões de euros por ano. Há uma injecção de dinheiro em praticamente todos os agregados familiares do nosso concelho e dos concelhos vizinhos”, constata o autarca.
As doenças do castanheiro, nomeadamente o cancro, a tinta e a mais recente vespa das galhas do castanheiro também vão estar em destaque no VII Fórum internacional dos países produtores de castanha, marcado para esta sexta-feira à tarde, no NERBA.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário