quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Norcaça, Norpesca & Norcastanha (13.ª Feira Internacional do Norte) abre hoje em Bragança

Abre hoje as portas, a partir das 17 horas, em Bragança, a 13.ª edição do certame Norcaça, Norpesca & Norcastanha (13.ª Feira Internacional do Norte).

Até ao dia 2 de novembro, a Norcaça – Norpesca & Norcastanha - 13.ª Feira Internacional do Norte pretende ser o destino de caçadores, pescadores, apreciadores da gastronomia transmontana, de bons vinhos e de produtos regionais.

Na edição deste ano os vinhos assumem um papel preponderante, podendo os visitantes apreciar uma variada gama de néctares produzidos na região de Trás-os-Montes e alto Douro. Para tal, o vinho será servido ao copo, uma das inovações que vai permitir que os apreciadores possam experimentar um número variado de vinhos sem terem que adquirir uma garrafa.

A gastronomia será também uma das grandes atracções do evento, contando, este ano, com a presença de ex-concorrentes do programa Masterchef da TVI, que, na cozinha instalada no Pavilhão do Nerba, mostrarão ao público presente como se confecionam iguarias gastronómicas. 

Além dos vinhos e da gastronomia os visitantes poderão ainda usufruir de um variado conjunto de actividades onde se incluem exposições de fauna e pintura, montarias, a Prova de St.º Huberto, demonstrações técnicas e Concursos de pesca, demonstração de Cetraria, torneio de pratos e largada de perdizes e faisões, Concursos da Castanha da Terra Fria e de Doces de Castanha, além do concurso das Quadras de S. Martinho, que envolve os alunos das escolas do Concelho. 

A edição deste ano integra ainda o Seminário Norcaça/Norpesca, subordinado ao tema “A importância dos fundos comunitários no desenvolvimento dos setores da caça e da pesca em Trás-os-Montes”, e o VII Fórum Internacional de Países Produtores de Castanha, onde se abordará as preocupantes temáticas do “Cancro do castanheiro e Vespa asiática”. 

No âmbito cultural, no domínio da fotografia, será inaugurada a exposição “Apanha da Castanha” de Georges Dussaud, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, e a visita guiada pela pintora Graça Morais à exposição a “Magia da Caça” no Centro de Arte contemporânea Graça Morais.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário