quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mais de 80% dos enfermeiros aderiram à greve

Os enfermeiros do distrito de Bragança juntaram-se ao protesto nacional convocado para ontem e hoje e aderiram massivamente à greve. Ontem, foram mais de 80% que não trabalharam nos vários serviços de saúde da Unidade Local de Saúde do Nordeste. No turno desta noite e madrugada 95% fizeram greve.  A Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Cirurgias estiveram paradas.   
Esta manhã um autocarro com lotação completa viajou para Lisboa para que os profissionais transmontanos participem na concentração em frente ao Ministério da Saúde. “Por exemplo, no centro de saúde da Sé a paralisação foi total, nenhum enfermeiro compareceu ao serviço e no centro de saúde de Santa Maria a adesão chegou aos 65%”, explicou Elisabete Barreira, dirigente regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Em causa estão diversas reivindicações, como a defesa das 35 horas de trabalho; o congelamento de escalões desde 2004; a diferença remuneratória; a harmonização salarial dos contratos individuais de trabalho; falta de direitos dos contratados; condições de aposentação e “muito mais haveria a dizer, são muitas outras situações que se arrastam no tempo e que o Ministério da Saúde nunca resolveu”, afirmou Alfredo Gomes, dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário