quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Funcionários judiciais de Miranda do Douro já não têm que se deslocar para Mogadouro

Os funcionários judiciais de Miranda do Douro já não vão ter que se deslocar para Mogadouro como estava previsto com a reforma judiciária. O Sindicato dos Funcionários Judiciais tinha pedido à Direcção Geral da Administração da Justiça (DGAJ) que tivesse em conta os cerca de 100 quilómetros diários que os funcionários teriam de percorrer, que significariam cerca de 14 horas ao serviço do Ministério da Justiça.
Com a passagem do tribunal de Miranda a secção de proximidade, os funcionários teriam de ser transferidos para Mogadouro. Mas para cumprir o horário das secretarias das 09h00 às 17h00, os teriam de sair de Miranda do Douro no autocarro das 6 e meia da manhã e regressar às 19h45. 
O despacho do director- geral da DGAJ, agora tornado público, reconhece que a deslocação destes funcionários, exige “um esforço que ultrapassa os níveis que podem ser exigidos a qualquer trabalhador”. 
O coordenador regional do Norte do Sindicato dos Funcionários Judiciais salienta que a deslocação dos funcionários era desnecessária e agradece ao Ministério da Justiça a decisão agora revelada. “Fico grato com essa decisão ao senhor director geral e ao Ministério da Justiça até porque há outros pedidos nesse sentido”, salienta o dirigente do sindicato. 
Resultado diferente teve o pedido referente aos funcionários judiciais de Vinhais, que têm que se deslocar para Bragança. 
Manuel Barbosa de Sousa afirma que o sindicato vai continuar a lutar para que essa decisão seja revertida mas lembra que a distância a percorrer é menor e os funcionários têm já autorização da Direcção Geral da Administração da Justiça para chegar mais tarde ao serviço e têm o transporte pago pelo Ministério da Justiça. “A distância é muito mais curta e há transportes públicos regulares. Vamos volta a insistir no sentido de demover o secretário-geral dessa decisão mas os funcionários já têm autorização para chegarem mais tarde e saírem mais cedo”, sublinha Manuel de Sousa Barbosa. 
Os funcionários judiciais de Vinhais estão autorizados a chegar ao serviço ás 10 da manhã e a sair às 16 e 30. O Sindicato tem ainda esperança que Vinhais possa vir a receber alguns julgamentos e nesses casos os funcionários não necessitam de se deslocar para Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário