terça-feira, 23 de setembro de 2014

Casas do Parque de Montesinho encerradas

Autarcas descontentes com o fecho das unidades de turismo e o estado de degradação de alguns dos imóveis
As Casas de Turismo de Natureza do Parque Natural de Montesinho estão encerradas há vários meses. O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) fechou as portas destes alojamentos espalhados pelos concelhos de Bragança e Vinhais sem dar qualquer justificação às Juntas de Freguesia, com as quais tem protocolos de funcionamento. Ou seja, as autarquias recebem 60 por cento do valor da reserva e garantem a manutenção dos edifícios.
Esta situação não agrada ao presidente da Câmara Municipal de Vinhais, onde existem pelo menos quatro abrigos sob a alçada do ICNF.
“Isto é o retrato inequívoco do abandono a que o ICNF e o Governo votou o Parque Natural de Montesinho”, denuncia Américo Pereira.
O autarca afirma que o município, através da empresa municipal que gere o turismo em Vinhais, já solicitou ao ICNF e ao Ministério do Ambiente ficar com a gestão das casas de turismo do Parque, mas a última resposta foi negativa. “Foi-nos dito verbalmente por mais do que uma vez que sim, mas na última resposta que chegou, ainda não há muitos dias, dizem-nos que não. Dizem que estão a estudar uma solução para o assunto”, lamenta Américo Pereira.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário