segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Aeródromos de Vila Real e Bragança devem servir para trazer turistas à região

É necessário rentabilizar os aeródromos de Vila Real e Bragança de forma a trazer para a região os turistas que chegam ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto. Esta foi a ideia defendida pelo presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal durante as comemorações do Dia do Turismo, que decorreram no sábado, no nordeste transmontano.
Melchior Moreira apela aos autarcas e à Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes que resolvam rapidamente o problema da acessibilidade aérea na região. “Nós temos hoje em Trás-os-Montes dois aeródromos que estão inactivos. Não pode continuar a acontecer a inactividade destas duas estruturas aeroportuárias. Nós temos condições de poder transportar grande parte das “low-cost” que chegam ao aeroporto Sá Carneiro para o nordeste transmontano. Temos que rapidamente resolver o problema da acessibilidade aérea para trazer mais turistas e empresários que querem investir na região”, frisa o responsável. 
O presidente do Turismo Porto e Norte criticou ainda o facto de não haver áreas de descanso no IC5 e de existirem zonas com fraca cobertura de rede móvel. “Sinto alguma tristeza porque ao longo do IC5 não temos uma área de descanso. Não temos uma zona que nos possibilite ver esta paisagem magnífica, única de Trás-os-Montes. Há também uma questão de segurança extremamente importante que é o facto de a rede móvel ser fraca e temos também de trabalhar esse aspecto”, sublinha Melchior Moreira. 
Declarações à margem da inauguração da Loja Interactiva de Turismo de Mogadouro. 
A primeira loja do nordeste transmontano que faz parte do projecto do lojas interactivas do Turismo Porto e Norte, considerada única a nível mundial. Além dos turistas poderem aceder à informação com apoio das novas tecnologias 24 horas por dia, todas as lojas estão em rede, permitindo aos turistas aceder à informação de cada município em sair da mesma loja. Nestas lojas é ainda associada a venda produtos regionais. 
O presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Francisco Guimarães, não tem dúvidas de que a loja interactiva vai ser uma grande ajuda para dinamizar o turismo do concelho. “Mogadouro tem um património riquíssimo cultural, gastronómico, paisagístico…Tínhamos que, dalguma forma conseguir chegar mais longe. Esta foi a forma que entendemos que seria mais fácil de chegar a tão longe a tão belas terras que são as terras transmontanas. 
O Turismo é o polo de desenvolvimento estratégico para a nossa região e para o concelho de Mogadouro”, considera o autarca. 
Até Maio do próximo ano, o Turismo Porto e Norte espera ter a rede de lojas interactivas implementada em todo o nordeste transmontano. As comemorações do Dia do Turismo ficaram ainda marcadas pela assinatura de um protocolo entre a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano e o Turismo Porto e Norte de Portuga. Hernâni Dias, presidente desta associação que está agora a promover as “Escapadinhas de Outono” da Rota da Terra Fria, acredita que esta parceria vai permitir atrair mais turistas à região. “O Turismo Porto e Norte Portugal estará também com esta ideia de promoção da Rota da Terra Fria. O importante é que consigamos chegar a cada vez mais pessoas. Dessa forma conseguiremos estar próximos do mercado e de potenciais clientes”, sublinha Hernâni Dias. As comemorações do Dia do Turismo, foram organizadas pelo Turismo Porto e Norte em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes. 
A par destas comemorações também a diocese de Bragança-Miranda assinalou o Dia do Turismo. Um dos pontos altos foi o lançamento da 3ª edição filatélica “Rota das Catedrais” na Concatedral de Miranda do Douro. Uma projecto dos CTT Portugal em parceria com a Conferência Episcopal Portuguesa e que seleccionou três catedrais da diocese Bragança-Miranda. Além da Concatedral de Miranda, fazem parte desta emissão de selos a Catedral e a Sé antiga de Bragança, o que faz com que esta seja a diocese do país com mais catedrais estampadas em selo. Para o bispo, D.José Cordeiro este é um excelente meio de promover o património religioso. “É uma forma de divulgação da nossa beleza, o nosso património e é uma forma de comunicar positivamente o património, a arte e a fé”, considera o bispo diocesano. 
No dia do turismo a Diocese Bragança-Miranda apresentou ainda o site da Pastoral do Turismo e o projecto do Quiosque Multimédia que será colocado no interior da Concatedral de Miranda do Douro no próximo mês, de forma a dar mais informações aos turistas sobre o património religioso da diocese. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário