quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Abreiro - Núcleos rurais para atrair turistas

Abreiro inaugurou museu que mostra utensílios antigos usados nos trabalhos agrícolas e na lida da casa
O município de Mirandela está a apostar na recuperação do património para atrair turistas às aldeias. Anteontem foi inaugurado o museu rural Adérito Rodrigues, em Abreiro, que foi criado na Casa do Povo. 
São vários os utensílios antigos que remetem para os trabalhos agrícolas, como charruas ou arados, ou para a lida da casa, como os barreleiros usados antigamente para branquear a roupa ou uma máquina de costura comunitária. A maioria do espólio foi doado por Rui Fialho, um habitante de Abreiro, mas há outros objectos que foram oferecidos pela população.
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela defende que é preciso criar condições para que os turistas visitem o concelho e para isso o município está a apostar na criação de núcleos rurais.
“Nós não podemos dizer aos turistas para vir ao território e que se limitem a ver a paisagem. Tem que haver zonas de acolhimento, onde eles possam descobrir a nossa cultura e valorizar o nosso território, e para isso nós queremos criar pequenos núcleos rurais em algumas aldeias, para que quem quiser fazer um percurso, para além de conhecer o património, possa também conhecer a nossa etnografia”, realça o autarca.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário