segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Abreiro inaugura Museu Rural e Feira do figo Seco

O município de Mirandela está a apostar na recuperação do património para atrair turistas às aldeias. Ontem foi inaugurado o museu rural Adérito Rodrigues, em Abreiro, que foi criado na Casa do Povo. São vários os utensílios antigos que remetem para os trabalhos agrícolas ou para a lida da casa que foram doados pela população. 
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela defende que é preciso criar condições para que os turistas visitem o concelho e para isso o município está a apostar na criação de núcleos rurais. “Em primeiro lugar, porque esta aldeia foi classificada com a marca Aldeias de Portugal e para isso acontecer necessita de ter um conjunto de equipamentos. Em segundo lugar porque nós não podemos vir ao território e que se limitem a ver a paisagem, tem que haver zonas de acolhimento, tem que haver zonas onde eles possam descobrir a nossa cultura e valorizar o nosso território, e para isso nós temos um principio de criar pequenos núcleos rurais em algumas aldeias, para que quem quiser fazer um percurso para além de conhecer o património já edificado possa também conhecer a nossa etnografia”, realça o autarca. 
António Branco reconhece, no entanto, que é preciso investir mais no alojamento no meio rural. “Esse é um défice que nós temos ainda no meio rural. A Desteque, através dos fundos comunitários, já apoiou diversas iniciativas semelhantes e apoia iniciativas na área do alojamento e do turismo rural. Mas mesmo assim eu acho que nesta zona ainda estamos mal dotados. Nós temos que trazer as pessoas à região e tentar que as pessoas fiquem cá mais tempo e para isso precisamos de alojamento de qualidade”, salienta António Branco. Em Abreiro o Museu Rural vai estar aberto diariamente. 
O presidente da Junta de Freguesia, José Fernandes, espera que a freguesia receba mais visitantes a partir de agora e lembra que estes artefactos também levam a população local a recordar tempos difíceis. 
Este museu, dedicado a um médico da terra, foi inaugurado no dia em que Abreiro estreou mais uma feira para juntar aos certames temáticos que já se fazem nas freguesias do concelho de Mirandela. Aqui deu-se destaque ao figo seco, que é uma cultura tradicional que conta já com uma produção entre os 15 e as 20 toneladas por ano. Os produtores contam que secar o figo é um trabalho moroso, mas garantem que é de qualidade. 
Esta foi a primeira edição da Feira do Figo de Abreiro para promover um produto que é um complemento importante para a economia local. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário