sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Raça Mirandesa em destaque em Bragança

A Raça Mirandesa esteve hoje em destaque em Bragança. O concurso Concelhio de Bovinos desta raça em Bragança vai já na 17ª edição, e pretende promover e incentivar o sector primário.
O presidente da Câmara, Hernâni Dias, realça a importância de haver um evento que apoia esta raça, que tem uma grande peso na economia regional.  “O objectivo é primeiramente, divulgar a raça que é uma raça autóctone com um valor comercial na economia regional, estima-se um valor na ordem dos 1,3 milhões de euros anual pago directamente aos produtores e daí se percebe o peso económico que tem na região”, salienta. Houve prémios para os melhores exemplares, que ascendem aos 4500 euros. 
Este ano vieram de todo o concelho 110 animais, de mais de 3 dezenas de criadores. Para os produtores o concurso vale não só pelos prémios mas também pela divulgação da raça e pelo convívio proporcionado entre os participantes. No concelho de Bragança existem no total 1400 animais de raça mirandesa, de 125 criadores. A autarquia refere que tem havido um decréscimo do número de criadores, mas que se registou um aumento de número de efectivos por exploração. 
Esta tarde há a ainda a tradicional chega de touros, com prémio de 2500 euros. 

Escrito por Brigantia


Sem comentários:

Enviar um comentário