quarta-feira, 20 de agosto de 2014

OPWAY assegura obra do Túnel do Marão

A OPWAY já entregou os documentos complementares pedidos pelas Estradas de Portugal para manter a concessão da obra de da ligação da A4-Nó do IP4 ao Túnel do Marão. 
Recorde-se que esta empresa ganhou o concurso público para construir um dos lanços da auto-estrada transmontana, mas dado que as suas garantias bancárias estavam ligadas ao Banco BES, a Estradas de Portugal exigiu novos documentos para assegurar a obra, documentos esses que já foram entregues, estando agora em processo de análise. Segundo a EP, perante “factos relevantes entretanto surgidos sobre o grupo empresarial onde se integrava a empresa vencedora, solicitou alguns documentos complementares que foram entregues dentro do prazo legal. A caução foi prestada por depósito em dinheiro e os documentos estão agora a ser analisados.

A Opway obteve a concessão da construção da ligação Amarante/túnel e o acesso do túnel a Vila Real, por 29,5 milhões de euros.

Recorde-se que para a execução do empreendimento do Túnel do Marão a Estradas de Portugal decidiu não englobar toda a obra num único concurso, tendo optado pelo lançamento no final de fevereiro deste ano, de três concursos públicos internacionais para a construção do acesso poente, do acesso nascente e de execução do Túnel.

No que refere aos restantes dois lanços, a execução do túnel de 5,9 quilómetros foi adjudicada ao consórcio Teixeira Duarte pelo valor de 88,1 milhões de euros. Já o acesso do túnel a Vila Real, também com 10 quilómetros, foi adjudicado ao consórcio luso-espanhol Lena/Agroman pelo valor de 28 milhões de euros.

A Estradas de Portugal prevê que os trabalhos recomecem no próximo mês de Setembro.

Informação CIR

Sem comentários:

Enviar um comentário