terça-feira, 19 de agosto de 2014

Miradouro do Carrascalinho (Fornos) (Freixo de Espada-à-Cinta) - Na fundura nocturna do vale do Douro uma luz de festim

Miradouro do Carrascalinho
O miradouro do Carrascalinho, é um sítio extraordinário, com vistas para o canhão fluvial do Douro. É “um espaço selvagem que parece intocado pelo Homem, ainda que sejam variados os vestígios da sua actividade, quer ao nível arqueológico, quer em termos agro-pecuários. Numa observação mais atenta da paisagem pode detectar-se a povoação espanhola da Mieza, o castro da Lagoaça, os olivais e laranjais em socalcos nas encostas, e na zona planáltica conhecem-se numerosas construções graníticas, as “carriças”, destinadas a guardar os rebanhos das ovelhas e as encostas cobertas de lodão que tem nestas paragens uma das manchas mais extensas da Península Ibérica e ao fundo o enorme rochedo quartzítico do Penedo Durão.
O que nos cativa aqui é a paisagem agreste e bela, a solidão e aquelas enormes silhuetas de aves pretas e brancas que planam airosamente, conhecidas localmente como Corvo-branco ou Cuco dos almocreves e que tem o nome comum de Britango; felizmente é Maio, porque no Inverno deslocam-se para as savanas africanas.
Uma aventura no profundo rio Douro em Lagoaça
Era quase noite quando parti deste local notável, fui até à Lagoaça, observei ainda o bonito miradouro da Cruzinha que tem ao fundo a barragem espanhola de Aldeiadavila. Uma estrada medonha, estreita, coleante vai até ao rio. É quase noite – mas aventuro-me. A meio da viagem percebo que errei, a noite está escura como breu e não tenho espaço para fazer marcha atrás- a face medonha da barragem e das gigantes arribas! De repente um luzeiro, quase elfos na noite encantada. Afinal é uma festa, quando avistam o carro, chamam-me para a tertúlia; como uma saborosa ovelha churra assada. É enorme a alegria, apenas homens da Lagoaça, o vinho tinto ácido, mas de boa qualidade jorra a rodos. Sinto-me um lagoaçeiro. Parti quase à meia-noite, com as sobras de carne para me alimentaram mais uma semana. Não esquecerei este festim. A todos os lagoaçeiros o meu bem-haja por esta noitada memorável.


in:portugalnotavel.com

Sem comentários:

Enviar um comentário