terça-feira, 29 de julho de 2014

História da Banda de Bragança em exposição

A Banda Filarmónica de Bragança mostra ao público vários instrumentos antigos que contam a história desta colectividade com cerca de 32 anos.
A Banda Filarmónica de Bragança mostra ao público vários instrumentos antigos que contam a história desta colectividade com cerca de 32 anos. Na passada terça-feira, foi inaugurado o Centro de Interpretação da Banda, instalado provisoriamente na sede da Filarmónica, na antiga escola de S. Sebastião, na zona histórica de Bragança.
O presidente da direcção da Bribanda, Leonel Folhento, confessa que a criação deste centro foi a forma encontrada para tirar os instrumentos antigos do caixote.
“Estes instrumentos estavam um pouco amontoados e encostados a um canto e quando esta direcção assumiu a responsabilidade da banda fomos descobrindo em cada caixa um instrumento, fomos fazendo a junção dos instrumentos todos e chegámos à conclusão que tínhamos material para fazer uma coisa destas”, salienta o presidente da direcção.
O objectivo é transferir o espólio da banda para o Museu Militar de Bragança. Leonel Folhento assegura que é uma forma de regressar às origens, tendo em conta que a banda começou com um maestro que era militar.
“Além de mais visitas, o que permite dar a conhecer mais a banda, seria também interessante tê-lo na proximidade do Museu Militar, uma vez que também nós temos ligação à parte militar. A banda começou com um maestro que era primeiro sargento de um destacamento militar em Bragança”, realça Leonel Folhento. 
A criação deste Centro Interpretativo contou com a colaboração de dois alunos do curso de especialização tecnológica de Produção de Artes dos Espectáculo da Escola Superior de Educação de Bragança.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário