segunda-feira, 28 de julho de 2014

CASTELO DE ALVA

O "Castelo de Alva" ergueu-se no lugar de Alva, freguesia de Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, em Portugal.

Implantava-se entre as serras do Marão e de Avões, no ponto mais alto de uma meseta, sobranceiro aos rios Coura e Douro.

História

Acredita-se que a primitiva ocupação de seu sítio remonte a um castro em época pré-histórica, o que é corroborado pelos vestígios de um povoado fortificado na sua área, denominado como “São Paulo”, cuja ocupação remonta à Idade do Ferro tendo conhecido a presença romana.

O lugar de Alva assistiu a uma forte ocupação medieval, especialmente no decorrer da invasão leonesa na primeira metade do século XIII, até que Sancho II de Portugal (1209-1248) doou Alva a Freixo-de-Espada-à-Cinta, expulsando os habitantes que nela residiam durante a conquista leonesa.

Nesse período Alva foi defendida por um castelo, do qual pouco conhecemos, uma vez que, para a implantação do atual povoado, o mesmo foi arrasado e o terreno aplainado.

Chegaram até nós apenas alguns vestígios do primitivo muralhado, assim como os de um torreão que o integrava. Este último encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 40.361, publicado no Diário do Governo, I Série, nº 228, de 20 de outubro de 1955.

Características

O castelo medieval, a 700 metros acima do nível do mar, terá apresentado planta com a forma ovalada, de tipologia semelhante aos de Freixo de Espada à Cinta, de Mós e de Urrós.

in:fortalezas.org

Sem comentários:

Enviar um comentário