segunda-feira, 30 de junho de 2014

XVI Feira dos Produtos da Terra de Ervedosa proporciona dia de convívio a dezenas de participantes

Em Ervedosa, no concelho de Vinhais a Feira de Produtos da Terra serve, essencialmente, para proporcionar o convívio entre os habitantes da freguesia e de outras aldeias do nordeste transmontano que se fazem representar no certame.
A XVI Feira de Produtos da Terra decorreu ontem e contou com 38 expositores, número que a organização garante que só não foi ultrapassado por questões de logística, tendo sido rejeitadas algumas inscrições. 
Os vendedores vêm não tanto pelo volume de negócios mas pelo convívio. “Nem que não vendamos viemos igual, gostamos de vir pelo convívio”, confessa Isaura Santos. “Compensa vir pelo convívio e pela tradição mas não se vende quase nada”, acrescenta Fernanda Teixeira. A feira começou há 16 anos pelas mãos de Franclim Nascimento, na altura presidente da Junta de Freguesia. 
O actual secretário da Junta afirma que o certame continua a justificar-se para dar algum dinamismo à aldeia. “Estas iniciativas são sempre bem-vindas. Juntam-se as pessoas, conversam, revivem o passado… As pessoas vão vendendo, esgotam quase sempre os produtos”, salienta. 
A autarquia de Ervedosa quer continuar a promover nos próximos anos o certame que proporciona ainda um almoço convívio e actuação de vários grupos musicais ao longo da tarde. Recordo que a escola do 1º ciclo desta localidade esteve na lista de escolas a encerrar no próximo ano lectivo. 
Entretanto, os pedidos da junta de freguesia e da Câmara Municipal de Vinhais para que a escola não encerrasse foram ouvidos pelo Ministério da Educação, mantendo-se em funcionamento no próximo ano lectivo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário