segunda-feira, 30 de junho de 2014

Projeto Florestal promove reflorestação na Serra de Santa Comba

O Perímetro Florestal de Santa Comba tem em execução um Projeto Florestal inserido no conjunto das compensações ambientais pelo abate de espécies arbóreas protegidas presentes na área de implementação do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor.
A intervenção na Serra de Santa Comba faz parte de um conjunto de 5 Perímetros Florestais abrangidos, tendo no concelho de Mirandela contemplado ações de reflorestação nas áreas das freguesias de Lamas de Orelhão, Passos e Suçães.
O projeto abrange uma área total de 311 hectares, sendo que o Perímetro Florestal de Santa Comba representa 26% da área total, com aproximadamente 81 hectares intervencionados. Neste perímetro foram delimitadas quatro parcelas de intervenção, selecionadas de acordo com a sua aptidão para ocupação com sobreiro (Quercus suber) ou com azinheira (Quercus rotundifolia), o que dará origem a uma nova área de sobreiral com 53,1 hectares e a uma nova área de azinhal com 27,7 hectares. Foi ainda contemplada a beneficiação de 12 km da rede viária que permite o acesso às quatro parcelas de intervenção. 
Estas ações resultam do estabelecimento de um acordo entre a EDP Produção e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade responsável pela cogestão destas áreas, em conjunto com as comissões de compartes dos respetivos baldios e contam com a colaboração das autarquias, no caso de Mirandela é o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal que tem acompanhado a implementação do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário