sexta-feira, 27 de junho de 2014

Produtores de vinhos e músicos envolvem-se em campanha pelo Tua

A venda de edições limitadas de dois vinhos produzidos na região do Douro vai reverter a favor da Plataforma Salvar o Tua. A Plataforma, que inclui organizações ambientalistas e de desenvolvimento local e produtores vitivinícolas, defende a suspensão das obras da barragem de Foz Tua e um modelo de desenvolvimento para a região que passa pela agricultura e pelo turismo de natureza.
A manutenção da linha ferroviária do Tua e a sua rentabilização para exploração turística e é um dos argumentos da Plataforma Salvar o Tua que afirma que a barragem causará prejuízos ambientais , económicos e sociais.
Esta causa está também a ser defendida por empresários que produzem vinhos na região do Douro. A preocupação é um respeito integral pela paisagem e pelo ambiente desta região vitivinícola que é a região demarcada mais antiga do mundo.
O vinho “Assobio” da Quinta dos Murças e o Muxagata é um exemplo dessa preocupação, surgindo com um rótulo onde são exibidas palavras de ordem como “ Salvar o Tua, Proteger o Douro”.

A campanha é ainda complementada por uma banda sonora intitulada “Os sitios mais lindos que vi - Musicos pelo TUA”, um original que conta com a interpretação do músico portuense Rui Reininho, líder da desaparecida banda Rock GNR, e ainda de Amélia Muge, André Tentugal (We trust), Catarina Salinas (Best Youth), Francisca Cortesão, Frankie Chavez, Hélio Morais, Luisa Sobral, Mafalda Veiga, Márcia, Marta Ren, Samuel Úria, Selma Uamusse, Susana Travassos e Tiago Bettencourt. 
O objectivo desta campanha é sensibilizar a opinião pública para a preservação de um património natural e cultural que os elementos da Plataforma Salvar o Tua acreditam ter muito maior potencial para dinamizar a economia regional do que a tão polémica a barragem.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário