terça-feira, 24 de junho de 2014

Marchas populares invadem centro histórico de Bragança

As marchas populares invadiram ontem o centro histórico de Bragança. A União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo recria assim uma tradição perdida no tempo e que comemora o dia de S. João.
O presidente da União de Freguesias, José Pires, recorda que o S. João é o santo padroeiro da antiga freguesia da Sé, em Bragança, e salienta que esta é também uma forma de dinamizar o centro histórico da cidade. “A freguesia da Sé antes era freguesia de S. João Baptista, daí nós revivermos esta tradição e comemorarmos esta tradição e também para animar o centro histórico”, frisa. 
Os protagonistas das marchas populares foram os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social da cidade de Bragança, que iniciaram o desfile na Praça Cavaleiro de Ferreira até à Praça da Sé. Uma das novidades é o convite ao comércio tradicional a participar da iniciativa. 
Em colaboração com a Associação Comercial Industrial e Serviços de Bragança, os bares e restaurantes apresentam uma ementa alusiva ao S. João. Maria João Pereira, vice-presidente da ACISB, revela que aderiram 6 bares e restaurantes, número que espera ultrapassar numa próxima edição. “Não tivemos muito adesão, os associados foram todos contactados mas não aderiram por alguma adesão. 
é uma iniciativa importante para dinamizar o comércio local, chamar gente ao centro”, salienta. 
A comemoração do S. João começou ontem e termina hoje com missa ao ar livre na Praça da Sé às 18 horas e o comércio tradicional aberto até às 22 horas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário